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ARQUITETURA INCLUSIVA: ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
ARQUITETURA INCLUSIVA: ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
MARTINS, Marcele Salles; BERNARDES, Marina
Artigo Completo:
O presente trabalho apresenta projeto arquitetônico de escola de educação infantil a ser implantada em cidade média do Sul do Brasil, em um vazio urbano central, próximo à Estação Rodoviária, integrando área de preservação permanente. O projeto possui como princípio a inclusão social, objetivando proporcionar espaços adequados às crianças com deficiência física, visual e auditiva. Aplica na totalidade a normativa de acessibilidade. O conceito está baseado no acolhimento, considerando pesquisas que apontam este fator significativo à permanência destas crianças na escola. A proposta de implantação irá refletir em uma composição formal semi-aberta, integrado ao exterior, permitindo diferentes estímulos aos usuários.
O presente trabalho apresenta projeto arquitetônico de escola de educação infantil a ser implantada em cidade média do Sul do Brasil, em um vazio urbano central, próximo à Estação Rodoviária, integrando área de preservação permanente. O projeto possui como princípio a inclusão social, objetivando proporcionar espaços adequados às crianças com deficiência física, visual e auditiva. Aplica na totalidade a normativa de acessibilidade. O conceito está baseado no acolhimento, considerando pesquisas que apontam este fator significativo à permanência destas crianças na escola. A proposta de implantação irá refletir em uma composição formal semi-aberta, integrado ao exterior, permitindo diferentes estímulos aos usuários.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/despro-eneac2016-ACE05-1
Referências bibliográficas
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Como citar:
MARTINS, Marcele Salles; Marina Bernardes; "ARQUITETURA INCLUSIVA: ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL", p-389-400.
In: Anais do VI Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído & VII Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral [=Blucher Design Proceedings, v.2 n.7].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 23186968,
DOI 10.5151/despro-eneac2016-ACE05-1
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TY - CONF T1 - ARQUITETURA INCLUSIVA: ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL JO - Blucher Design Proceedings VL - 2 IS - 7 SP - 389 EP - 400 PY - 2016 T2 - VI Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído & VII Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral AU - , SN - 23186968 DO - http://dx.doi.org/10.5151/despro-eneac2016-ACE05-1 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/arquitetura-inclusiva-escola-de-educao-infantil-22636 KW - ER -
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Marcele Salles MARTINS, Marina BERNARDES, ARQUITETURA INCLUSIVA: ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL, Blucher Design Proceedings, Volume 2, 2016, Pages 389-400, ISSN 23186968, http://dx.doi.org/10.5151/despro-eneac2016-ACE05-1 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/arquitetura-inclusiva-escola-de-educao-infantil-22636) Palavras-chave:: ;