Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A matemática e o mundo têxtil: entre cálculos, moldes e tecidos

A matemática e o mundo têxtil: entre cálculos, moldes e tecidos

Bento, Juliane Maira; Mardula, Daniela Viebrantz; Piotto, Cláudio Olívio;

Artigo:

O presente trabalho trata-se de um relato de experiência para descrever a metodologia de ensino utilizada no ensino da matemática em uma turma de EJA/Profissionalizante, Ensino Médio com Qualificação Profissional em Desenhista de Moda. O objetivo é mostrar uma prática pedagógica ativa e significativa para os alunos, o que possibilitou romper com os temores e dificuldades da matemática. Ao usar método diferenciado, conseguiu-se o envolvimento dos alunos, sua presença nas aulas e a empatia com a matemática. Vale salientar que o aluno da EJA, trabalhador egresso de escola pública, em média após dez anos fora da escola, encontrou nessa maneira de aprendizagem possibilidades de desenvolvimento e, assim, romper com a memória que tinha do ensino da matemática e, com o intuito de tornar tal prática mais completa, houve o envolvimento da turma do curso Técnico em Vestuário, que agiram como consultores da turma, auxiliando na fabricação do molde e no processo de costura.

Artigo:

O presente trabalho trata-se de um relato de experiência para descrever a metodologia de ensino utilizada no ensino da matemática em uma turma de EJA/Profissionalizante, Ensino Médio com Qualificação Profissional em Desenhista de Moda. O objetivo é mostrar uma prática pedagógica ativa e significativa para os alunos, o que possibilitou romper com os temores e dificuldades da matemática. Ao usar método diferenciado, conseguiu-se o envolvimento dos alunos, sua presença nas aulas e a empatia com a matemática. Vale salientar que o aluno da EJA, trabalhador egresso de escola pública, em média após dez anos fora da escola, encontrou nessa maneira de aprendizagem possibilidades de desenvolvimento e, assim, romper com a memória que tinha do ensino da matemática e, com o intuito de tornar tal prática mais completa, houve o envolvimento da turma do curso Técnico em Vestuário, que agiram como consultores da turma, auxiliando na fabricação do molde e no processo de costura.

Palavras-chave: Metodologia Ativa; Aprendizagem Significativa de Matemática; Articulação, Inovação.,

Palavras-chave: Metodologia Ativa; Aprendizagem Significativa de Matemática; Articulação, Inovação.,

DOI: 10.5151/eduforadacaixa-10

Referências bibliográficas
  • [1] BRANDÃO, C. da F. LDB passo a passo: Lei de diretrizes e bases da educação nacional comentada e interpretada, artigo por artigo. 3ªed. São Paulo: Editora Avercamp, 2007.
  • [2] FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido.17ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
  • [3] ______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
  • [4] MIRANDA, L. A. V. Educação online: interações e estilos de aprendizagem de alunos do ensino superior numa plataforma web. 2005. 382 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Minho, Braga, 2005. Disponível em: Acesso em: 10 fev. 2018.
  • [5] MORAN, J. M.; MASETTO T. M.; BEHRENS M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.
  • [6] ______. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5.ed. Campinas: Papirus, 2012.
  • [7] PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002
  • [8] SCHNEIDER, F. Otimização do espaço escolar por meio do modelo de ensino híbrido. In: BACICH L.; NETO A. T.; TREVISANI de M. F. (org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015, p.67-80.
  • [9] SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA. Projeto político pedagógico. Florianópolis, 2017.
  • [10] VARGAS, De V.; FANTINATO, M. C. de C. B. Formação de professores da Educação de Jovens e Adultos: diversidade, diálogo, autonomia. Revista Diálogo Educ., Curitiba, v. 11, n. 34, p. 915-931, set. /dez. 2011.
  • [11] VITTI, C. M. Matemática com prazer, a partir da história e da geometria. 2ª Ed. Piracicaba – São Paulo. Editora UNIMEP. 1999. 103p.
Como citar:

Bento, Juliane Maira; Mardula, Daniela Viebrantz; Piotto, Cláudio Olívio; "A matemática e o mundo têxtil: entre cálculos, moldes e tecidos", p. 119-129 . In: Anais Inovação na educação - Pontes para futuros fora da caixa. Anais do III Encontro Internacional de Inovação na Educação e III ConheCER. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/eduforadacaixa-10

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações