Setembro 2018 vol. 1 num. 5 - XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Pôster - Open Access.

Idioma principal

APROVEITAMENTO DE BORRA METÁLICA GERADA NA PRODUÇÃO DE TUBOS DE AÇO COM COSTURA PARA ELABORAÇÃO DE BRIQUETES AUTORREDUTORES

SWIRKOWSKY, M. ; OLIVEIRA, A. P. N. ; OLIVEIRA, L. C. ; SELLIN, N. ;

Pôster:

Neste trabalho foi avaliado o aproveitamento do resíduo borra metálica,gerado no processo de fabricação de tubos de aço com costura longitudinal, para aprodução de briquetes autorredutores e de ferro metálico por redução. A borra metálicafoi caracterizada por análises de teores de umidade e óleo, granulometria, teores deóxido de ferro, ferro metálico, ferro total e perda por calcinação. Os briquetes foramconfeccionados a partir da mistura de borra metálica, coque verde de petróleo (CVP) eligantes melaço de cana e cal hidratada e foram caracterizados por análises de teor deumidade, resistência à compressão e densidade aparente. O grau de metalização foiavaliado por redução em forno mufla, sob diferentes tempos e temperaturas. Astransformações de fase após a redução dos briquetes foram avaliadas por difração deRaios-X. A redução em mufla dos briquetes, por 15 minutos e acima de 1050 ºC,ocasionou alta conversão do óxido de ferro para ferro metálico, de 90 a 94%. A produçãode briquetes com borra metálica mostrou ser uma tecnologia alternativa para produçãode ferro gusa a partir de resíduos.

Pôster:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cobeq2018-PT.0508

Referências bibliográficas
  • [1] BUZIN, P. J. W. K. Desenvolvimento de briquetes autorredutores a partir de carepas de processamento siderúrgico para utilização em forno elétrico a arco. 2009. 138f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) – Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais, Centro de Tecnologia da Escola de Engenharia, UFRGS. Porto Alegre, 2009. FERREIRA, F. B. Obtenção de pelotas autorredutoras com poeira de aciaria elétrica para uso em fornos elétricos a arco. Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais. Escola de Engenharia, UFRGS, Porto Alegre, 2016 FLORES, B. D.; FLORES, I. V.; BAGATINI, M. C.; OSÓRIO, E.; VILELA, A. C. F. Study on reducing and melting behavior of mil scale/petroleum coke blend. Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração, v. 10, São Paulo, p. 365-374, 2013. LOBATO, N. C. C.; VILLEGAS, E. A.; MANSUR, M. B. Rotas de reaproveitamento da carepa siderúrgica, p. 922-928. In: 70º Congresso Anual da ABM [ABM WEEK 2015], Rio de Janeiro, 2015. D´ABREU, J. C.: MOURÃO, M. B.; COSTA, P. H. C.; JÚNIOR, J. H. N.: MARCHEZE, E. Curso de Auto-redução Carbo-metalotérmica – 7º Simpósio Brasil-Japão, 2008. NIKAI, I.; GARBERS-CRAIG, A.M. Use of iron ore fines in cold-bonded self-reducing composite pellets. Mineral Processing and Extractive Metallurgy Review, v. 37, p. 42-48, 2015. NOLDIN JUNIOR, J. H. Contribuição ao estudo da cinética de redução de briquetes autoredutores. 2002. 130f. Dissertação (Mestrado em Metalurgia), Departamento de Ciência dos Materiais e Metalurgia, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002.
Como citar:

SWIRKOWSKY, M.; OLIVEIRA, A. P. N.; OLIVEIRA, L. C.; SELLIN, N.; "APROVEITAMENTO DE BORRA METÁLICA GERADA NA PRODUÇÃO DE TUBOS DE AÇO COM COSTURA PARA ELABORAÇÃO DE BRIQUETES AUTORREDUTORES", p. 1928-1931 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobeq2018-PT.0508

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações