Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

APROVEITAMENTO DA ÁGUA CINZA PARA IRRIGAÇÃO DE PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS

Duarte, Eva Christina Santos ; Queiroz, Augusto Otávio Ferreira de ; Santos, Lucas Emmanuel ; Oliveira, Jéssica Cristina Lopes ;

Artigo Completo:

A água é um bem limitado, sendo então a razão da crescente preocupação com os recursos hídricos e a qualidade ambiental, para a irrigação, a disponibilidade e a qualidade da água são fundamentais. O presente artigo foi desenvolvido com o intuito de apresentar uma forma de reutilização de águas cinza (AC) para irrigação de pequenas propriedades rurais a partir de um tratamento feito com um filtro biológico baseado no projeto Dom Helder Câmara, em contrapartida apresentado de forma mais específica e detalhada. A finalidade do estudo é mostrar os benefícios e resultados obtidos a partir deste experimento de reuso de água, que após o tratamento correto pode ser utilizado para a irrigação, transformando uma água que seria descartada podendo-se tornar agentes poluidores do meio ambiente em água de reuso, levando em consideração a crise hídrica que enfrentamos na atualidade, e os ganhos econômicos, pensando nisso com foco no estudo da implantação da irrigação feita através de AC tratada em um filtro biológico usando a biorremediação, este contextualiza o problema da falta de chuvas e demonstra a importância da reutilização de água. É apresentada a forma como este filtro foi construído e executado, seu funcionamento estrutural, mostrando os resultados obtidos (Tabela 1) através das análises de solo testemunha (Amostra 1), solo irrigado com água normal (Amostra 2) e por fim solo irrigado com Água do filtro (Amostra 3), apontando, e discutindo os seguintes parâmetros (pH em água, P disponível, P remanescente, K, Ca, Mg, Al, H+Al, SB, t, m%, T, V%, Mat. Org., Carbono Org.)

Artigo Completo:

Palavras-chave: Água cinza, Reuso, Biorremediação,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/xveneeamb-199

Referências bibliográficas
  • [1] ERIKSSON, E. et al. Characteristicsofgreywastewater. UrbanWater. n. 1, v. 4, p. 85–104, 2002.
  • [2] FREIRE, R. S. et al. Novas tendências para o tratamento de resíduos industriais contendo espécies organocloradas.Química Nova, São Paulo, v. 23, n. 4, p. 504-511, 2000.
  • [3] MOLINA-BARAHONA, L., RODRIGUEZ-VÁZQUEZ, R., HERNÁNDEZ-VELASCO, M., VEGA-JARQU´IN C., ZAPATA-PÉREZ, O., MENDOZA-CANTÚ,A., ALBORES, A. 2004. Diesel removal from contaminated soils by biostimulation and supplementation with crop residues.AppliedoilEcology, 27: pp.165-175.
  • [4] SANTIAGO,Fábio dos santos.et al. Bioágua Familiar-Reuso de água cinza para produção de alimentos no Semiárido. Recife, 2012. Disponível em Acesso em 10/out/2015.
  • [5] RIBEIRO, A.C.; GUIMARÃES, P.T.G.; ALVAREZ V., V.H. (Ed.). Recomendação para o uso de corretivos e fertilizantes em Minas Gerais: 5ª aproximação. Viçosa, MG: Comissão de Fertilidade do Solo do Estado de Minas Gerais, 1999. 359p.
  • [6] JUNIOR, Hilton Ruoso. Et al. Filtro de areia para água da chuva com fluxo reverso.Engenharia Ambiental-Espírito Santo do Pinhal,v.7,n.1,p.083-098,jan./mar.2010. Disponível em Acesso em 05/nov/2015.
Como citar:

Duarte, Eva Christina Santos; Queiroz, Augusto Otávio Ferreira de; Santos, Lucas Emmanuel; Oliveira, Jéssica Cristina Lopes; "APROVEITAMENTO DA ÁGUA CINZA PARA IRRIGAÇÃO DE PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS", p. 1984-1994 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/xveneeamb-199

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações