Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

APRESENTAÇÃO DE UM MODELO DE JOGOS PARA SELEÇÃO DO PORTFÓLIO DE PRODUTOS NA INDÚSTRIA BRASILEIRA DE CAMINHÕES

APRESENTAÇÃO DE UM MODELO DE JOGOS PARA SELEÇÃO DO PORTFÓLIO DE PRODUTOS NA INDÚSTRIA BRASILEIRA DE CAMINHÕES

Silva, Bianca Fialho ; Castro, Vera Lucia Santos ; Silva, Thiago Augusto de Oliveira ; Silva, Sergio Evangelista ;

Artigo Completo:

O mercado brasileiro de caminhões e um mercado dinâmico e oligopolizado e, portanto, o desenvolvimento de ações estratégicas se faz necessário para que a empresa se estabeleca com melhor posição no mercado. Consequentemente, tornase signicativo entender melhor estrutura do mercado a partir das necessidades dos consumidores. Nesse contexto, este estudo objetiva retratar a competição existente no mercado de caminhões por meio da composição de um modelo baseado em Teoria dos Jogos, além de analisar o comportamento estratégico de duas montadoras de caminhões de acordo com as categorias de produto. Como resultado, obteve-se um modelo de jogo mais completo do que outros artigos presentes na literatura e que se demonstrou consistente frente às suposições estabelecidas.

Artigo Completo:

O mercado brasileiro de caminhões e um mercado dinâmico e oligopolizado e, portanto, o desenvolvimento de ações estratégicas se faz necessário para que a empresa se estabeleca com melhor posição no mercado. Consequentemente, tornase signicativo entender melhor estrutura do mercado a partir das necessidades dos consumidores. Nesse contexto, este estudo objetiva retratar a competição existente no mercado de caminhões por meio da composição de um modelo baseado em Teoria dos Jogos, além de analisar o comportamento estratégico de duas montadoras de caminhões de acordo com as categorias de produto. Como resultado, obteve-se um modelo de jogo mais completo do que outros artigos presentes na literatura e que se demonstrou consistente frente às suposições estabelecidas.

Palavras-chave: Teoria dos Jogos; Microeconomia; Industria de Caminhões.,

Palavras-chave: Teoria dos Jogos; Microeconomia; Industria de Caminhões.,

DOI: 10.5151/spolm2019-059

Referências bibliográficas
  • [1] CNT, C. N. d. T. Plano cnt de logstica. CNT, Braslia, DF, 2008. 1 [2] FENABRAVE. Anuario 2017. FENABRAVE, 2017. 2 [3] ANFAVEA. Anuario 2016. ANFAVEA, 2016. 2 [4] PORTER, M. E. O que e estrategia. Harvard Business Review, v. 74, n. 6, p. 61{78, 1996. 2, 3 [5] PORTER, M. E. The ve competitive forces that shape strategy. Harvard business review, v. 86, n. 1, p. 25{40, 2008. 3 [6] CONTADOR, J. C.; MEIRELES, M. Analise da competitividade por campos e armas da competic~ao. XXV EnANPAD, v. 25, p. 9, 200 3 [7] SILVA, S. E.; FILHO, W. R. C.; SILVA, T. A. O. Product value dimensions and strategic decisions. INOVAE-Journal of Engineering, Architecture and Technology Innovation (ISSN 2357-7797), v. 6, n. 1, p. 2{19, 2018. 3 [8] BIERMAN, H. S.; FERNANDEZ, L. F. Teoria dos jogos. [S.l.]: Pearson Prentice Hall, 201 3 [9] NASH, J. Non-cooperative games. Annals of mathematics, JSTOR, p. 286{295, 195 3 [10] DASTIDAR, K. G. On the existence of pure strategy Bertrand equilibrium. Economic Theory, v. 5, n. 1, p. 19{32, feb 1995. ISSN 0938-2259. Disponvel em: . 4, 11 [11] NOCKE, V.; SCHUTZ, N. Multiproduct-Firm Oligopoly: An Aggregative Games Approach. Econometrica, v. 86, n. 2, p. 523{557, 2018. ISSN 0012-9682. Disponvel em: . 4, 11 [12] SHAKED, A.; SUTTON, J. Multiproduct Firms and Market Structure. The RAND Journal of Economics, v. 21, n. 1, p. 45, 1990. ISSN 0741626 Disponvel em: . 4, 11 [13] SOCIETY, T. E. Product Dierentiation and Oligopoly in International Markets : The Case of the U . S . Automobile Industry Author ( s ): Pinelopi Koujianou Goldberg Reviewed work ( s ): Published by : The Econometric Society Stable URL : http://www.jstor.org/stable/217. v. 63, n. 4, p. 891{951, 2012. 4, 11 [14] MAZZA, R. A. Proposta de modelagem para analises das estrategias de custobenef cio praticadas pelas empresas da industria brasileira de caminh~oes, via teoria dos jogos. 2017. 4, 11 [15] SILVA, B. F. d.; SILVA, T. A. O.; SILVA, S. E. Analise de estrategias das montadoras atuantes na industria brasileira de caminh~oes a partir da teoria dos jogos. XXV Simposio de Engenharia de Produc~ao, Bauru, Novembro de, 2018. 9, 11 [16] ANFAVEA. Anuario 2014. ANFAVEA, 2014. 9 [17] ECON^oMICAS, F. Fundac~ao Instituto de P. Preco Medio de Veculos. 2018. Dispon vel em: . 9
Como citar:

Silva, Bianca Fialho; Castro, Vera Lucia Santos; Silva, Thiago Augusto de Oliveira; Silva, Sergio Evangelista; "APRESENTAÇÃO DE UM MODELO DE JOGOS PARA SELEÇÃO DO PORTFÓLIO DE PRODUTOS NA INDÚSTRIA BRASILEIRA DE CAMINHÕES", p. 827-838 . In: Anais do XIX Simpósio de Pesquisa Operacional & Logística da Marinha. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2175-6295, DOI 10.5151/spolm2019-059

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações