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Aprendizagem Baseada em Design: uma pedagogia que fortalece os paradigmas da educação contemporânea digitais

Design-Based Learning: a pedagogy that strengthens the paradigms of contemporary education

Martins, Bianca; Couto, Rita;

Artigo Completo:

Neste artigo discutimos os paradigmas emergentes do contexto educacional brasileiro enfatizando sua natureza construtivista, interacionista, sociocultural e transcendente. Um cenário propício à postulação de práticas de aprendizagem integradoras de conhecimentos multidimensionais, flexíveis, emancipadoras, colaborativas, atentas às necessidades do contexto próximo à escola. Procuramos localizar neste contexto a importância da elaboração da subjetividade levando em conta que a interseção entre a construção do real e a construção do sujeito é favorecida pelo processo de desenvolvimento de um objeto projetado. Procuramos evidenciar que o ato de projetar deve receber atenção especial no ensino fundamental. Estudamos, também, o processo de tomada de consciência como justificativa para a relevância da Aprendizagem Baseada em Design durante o Ensino Fundamental, pois a partir deste conceito fica claro que não é somente um objeto que conduz a criança à fase de compreensão. É necessário imaginar cenários ou problemas que favoreçam a criança a transformar os esquemas de ação prévios em apreensões de noções e operações. Investigamos, ainda, as aprendizagens ativas, tais como: Aprendizagem Baseada em Problemas e Aprendizagem Baseada em Projetos como propostas pedagógicas em sintonia com a formação de indivíduos com uma visão global da realidade, vinculando a aprendizagem a situações e problemas reais e preparando-os para a aprendizagem ao longo da vida. Após, fazemos uma análise das características da Aprendizagem Baseada em Design evidenciando-a como estratégia educativa que favorece: a abordagem multidimensional apropriada à resolução problemas do mundo contemporâneo; o trabalho em equipe; a proposta de solução desenvolvida em cooperação com o usuário; a utilização de ferramentas de gestão e plano de ação - ambas importantes para a vida adulta; a interdisciplinaridade, aguçando o senso estético e a imaginação de soluções esboçando ideias para ações futuras.

Artigo Completo:

This paper discusses the emerging paradigms of the Brazilian educational context emphasizing its constructivist, interactional, sociocultural and transcendent nature. It is a scenario favorable to postulation of integrative learning practices of multidimensional knowledge, flexible, empowerment, collaborative, taking local needs close to school. We seek to show that the act of designing should receive special attention in elementary school. We also studied the awareness process to justify the relevance Design-Based Learning for the elementary school, because from this concept it is clear that it is not only an object that brings the child to the stage of understanding. You must imagine scenarios or problems that encourage the child to turn the previous action schemes in apprehension of notions and operations. We also investigate active learnings in line with the formation of individuals with a global vision of reality, linking learning to real situations and preparing them for the lifelong learning. After, we make an analysis of Design-Based Learning features showing it as an educational strategy that favors: appropriate multidimensional approach to solving problems of the contemporary world; teamwork; proposed solution developed in cooperation with the user; use of management tools and action plans; interdisciplinarity, sharpening the aesthetic sense and imagination solutions sketching ideas for future actions.

Palavras-chave: Design, pedagogia, aprendizagem baseada em Design, Design na escola,

Palavras-chave: Design, Pedagogy, Design-Based Learning, Design in school,

DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_217

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Como citar:

Martins, Bianca; Couto, Rita; "Aprendizagem Baseada em Design: uma pedagogia que fortalece os paradigmas da educação contemporânea digitais", p. 424-437 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_217

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