Dezembro 2020 vol. 8 num. 5 - Colóquio Internacional de Design 2020

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Aprendizagem ativa na graduação em Design:descrição de experiências sobre uma disciplina deprojeto integrado.

Active learning methods in Design teaching: description of experiences relatedto Integrated Design discipline.

Diniz, Raimundo;

Artigo completo:

O presente artigo trata da descrição de experiências quanto a aprendizagem ativa durante arealização da disciplina ‘Projeto Integrado 2’, oferecida pelo curso de Design em uma Universidade.Aplicou-se a mesclagem de metodologias ativas de aprendizagem em dois níveis de colaboração eintegração de disciplinas. Como resultados, observou-se que o nível multidisciplinar de integraçãoentre disciplinas apresentou-se em menor nível de dificuldade em relação ao nível interdisciplinar e,ainda, que o uso de ferramentas dinâmicas e ativas favoreceram o processo de motivação,engajamento e bom andamento das atividades da disciplina em questão.

Artigo completo:

This manuscript presents a description of experiences related to active learning performedin a discipline ‘Integrated Project 2’ offered by undergraduate course in Design. It was performed ahybrid strategy of active learning methodologies at two levels of integration between disciplines. Ingeneral, results present that the multidisciplinary level of integration was more efficient thaninterdisciplinary level. Also, when using dynamic and active tools of learning, students were motivatedto the best performance, engagement and cooperation during the process development of projectproposes.

Palavras-chave: Aprendizagem ativa; Ensino; Design; Projeto Integrado,

Palavras-chave: Active learning; teaching; Design; integrated design discipline,

DOI: 10.5151/cid2020-19

Referências bibliográficas
  • [1] ALVARES, M. R.; GONTIJO, L. A interdisciplinaridade no Ensino do Design. Revista Design em Foco, v. III n.2, jul/dez 2006. Salvador: EDUNEB, 2006, p. 49-66.
  • [2] BARBOSA, E. MOURA, D. Metodologias ativas de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. Boletim Técnico. Senac, Rio de Janeiro, v. 39, n.2, 2013, p.48-67, maio/ago.
  • [3] BELTRÃO, A. L. F. Estratégias pedagógicas no ensino de design: por uma metodologia ativa. Dissertação (mestrado)–Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Artes e Design, 2016. 184 p.
  • [4] CURTIS, M. do C. G. et al. Interdisciplinaridade e interação docente na graduação em design. In: Anais do XXI Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico. X International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design. GRAPHICA’13. Florianópolis. 2013.
  • [5] DANTAS, D, CAMPOS, A. P. de. Autonomia projetual: um novo olhar sobre as estratégias de ensino de metodologia de projetos em design. Revista Design em Foco, v. III n.2, jul/dez 2006. Salvador: EDUNEB, 2006, p. 129-141.
  • [6] FELIPE, D. A., PINHEIRO, T. S. de M. Seleção de tecnologias digitais para a gerência de projetos em disciplinas de projeto integrado. # Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia, Canoas, v.7, n.1, 2018, pp. 1-21.
  • [7] FONTOURA, A. M. A interdisciplinaridade e o ensino do design. Projética Revista Científica de Design. Universidade Estadual de Londrina. V.2. N.2. 2011. Pp. 86-95.
  • [8] HOFFMANN, A. T. et al. Revisão sistemática da literatura: metodologias ativas de ensinoaprendizagem e sua utilização nos cursos de design, engenharia e arquitetura. In: OLIVEIRA, G. G. de; NUÑEZ, G. J. Z. Design em Pesquisa – Vol 3. Porto Alegre: Marcavisual, 2020. cap. 2, p. 34-54. E-book. Disponível em: https://www.ufrgs.br/iicd/puclicacoes/livros. Acesso em 10 ago. 2020.
  • [9] MARTINS, B., COUTO, R. Discursos orientadores do uso do Design em práticas educativas. Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação (online). Rio de Janeiro: v. 3, n. 1, 2018, pp. 1-13.
  • [10] MARTINS, B., COUTO, R. Aprendizagem Baseada em Design: uma pedagogia que fortalece os paradigmas da educação contemporânea digitais. In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015. pp. 424-437.
  • [11] MONTAGNA, G et al. O designer de produto como elemento de ligação nas equipas multidisciplinares. Revista Lusófona de Educação, V. 20, 2012, pp. 99-108.
  • [12] NEVES, F. R. Multirreferencialidade e o pensar filosófico em sala de aula: elementos para uma desconstrução do ensino de Filosofia tradicional. Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, v. 20, n. 2, 2015. Pp. 161-180.
  • [13] OLIVEIRA, I. M. de. O ensino de projeto na graduação em design no Brasil: o discurso da prática pedagógica. (Doutorado em Design) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. 140 p.
Como citar:

Diniz, Raimundo; "Aprendizagem ativa na graduação em Design:descrição de experiências sobre uma disciplina deprojeto integrado.", p. 237-252 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cid2020-19

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações