Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Applicability of risky decision-making theory to understand drivers' behaviour during transitions of control in vehicle automation

Aplicabilidade de modelos de tomada de decisão de risco para entender o comportamento de motristas durante retomadas de controle em

GONÇALVES, Rafael Cirino; LOUW, Tyron; MARKKULA, Gustav; MERAT, Natasha;

Artigo:

Este trabalho apresenta uma apreciação teórica da aplicabilidade de modelos de tomada de decisão de risco como uma ferramenta para entender o comportamento de motoristas durante retomadas de controle de um veículo automatizado. O artigo se foca na relação entre o conceito de “Out of the Loop” e consciência da situação. Uma discussão metodológica é feita, e suas implicaçóes para o design de produtos é apresentada. Ao fim da discussão, este artigo conclui que o processo de acumulação de evidência em modelos de tomada de decisão possui paralelos fortes com o conceito de retomada de consciência da situação. Dito isto, modelos de acumulação de evidência podem ser tuilizados como ferramentas para entender como motoristas usam a informação para tomar decisões seguras, e esta informação pode ser reforçada no design de interfaces embarcadas.

Artigo:

This work presents a consideration of the applicability of risky decision-making theory models as a tool to understand drivers’ take-over behaviour from vehicle automation, while also incorporating the “Out of the Loop” concept and the process of Situation Awareness Recovery. A methodological discussion is provided, and implications for the processes involved in system design developments are presented. Finally, the paper concludes that the process of evidence accumulation in risky decision-making theory models has strong parallels with the process of Situation Awareness recovery. We argue that evidence accumulation models can be used as a tool to understand what information is used by drivers for achieving safe transitions of control from automation so that this knowledge can be used for a better, and more human-centred design of future in-vehicle interfaces.

Palavras-chave: Tomada de Decisão, Transição de Controle, Design de Interface, Comportamento do motorista, Modelagem Comportamental, Automação veicular,

Palavras-chave: Decision-making, Transition of control, Interface Design, Driver Behaviour, Behavioural Modelling, Automated Vehicles,

DOI: 10.5151/ergodesign2019-2.09

Referências bibliográficas
  • [1] .
Como citar:

GONÇALVES, Rafael Cirino; LOUW, Tyron; MARKKULA, Gustav; MERAT, Natasha; "Applicability of risky decision-making theory to understand drivers' behaviour during transitions of control in vehicle automation", p. 140-154 . In: Anais do 17º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia e o 17 º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces e Interação Humano-Computador. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ergodesign2019-2.09

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações