Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

APLICAÇÃO DOS PROCESSOS FOTÓLISE E UV/H2O2 PARA DEGRADAÇÃO DO FÁRMACO LEVOTIROXINA SÓDICA EM MEIO AQUOSO

Mafra, Renata Cristina ; Silva, Marcela Prado ;

Artigo Completo:

Estudou-se a degradação do hormônio levotiroxina sódica (LTX) em solução aquosa através de fotólise e peroxidação fotoassistida UV/H2O2. As degradações foram realizadas em um reator fotoquímico constituído por um recipiente (béquer de 1 litro), agitador magnético, lâmpadas de 254nm e concentrações iniciais de 50 mg L-1. A quantificação da LTX foi realizada por cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC). Os processos fotólise e UV/H2O2 degradaram grande porcentagem da concentração inicial de LTX. O processo UV/H2O2 apresentou maior porcentagem de remoção de LTX pois o mesmo provavelmente reage melhor com o ●OH e por isso a adição de H2O2 levou ao aumento da degradação. Não houve mineralização das amostras, formando assim produtos intermediários. De forma geral, os processos propostos foram eficientes, podendo assim ser aplicado ao tratamento terciário de ETE, ajudando na eliminação de poluentes persistentes que não são totalmente removidos por tratamentos convencionais.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Fotólise, peroxidação fotoassistida, processos oxidativos avançados, levotiroxina sódica,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/xveneeamb-101

Referências bibliográficas
  • [1] KATSUMATA, C. P. Degradação de fármacos em meio aquoso por meio de fotólise e peroxidação fotoassistida. São Paulo, 116 p., 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) – Universidade de São Paulo.
  • [2] SILVIA, C. G. A.; COLLINS, C. H. Aplicações de cromatografia liquida de alta eficiência para o estudo de poluentes orgânicos emergentes. Química Nova, v. 34, n. 4, p. 665-676, 2011.
  • [3] TAMBOSI, J. L. Remoção de fármacos e avaliação de seus produtos de degradação através de tecnologias avançadas de tratamento. Florianópolis, 141p., 2008. Tese (Doutorado em Engenharia Química) – Universidade Federal de Santa
  • [4] Catarina.
Como citar:

Mafra, Renata Cristina; Silva, Marcela Prado; "APLICAÇÃO DOS PROCESSOS FOTÓLISE E UV/H2O2 PARA DEGRADAÇÃO DO FÁRMACO LEVOTIROXINA SÓDICA EM MEIO AQUOSO", p. 1007-1013 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/xveneeamb-101

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações