Setembro 2018 vol. 1 num. 5 - XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Pôster - Open Access.

Idioma principal

APLICAÇÃO DO MÉTODO DA CONTINUAÇÃO HOMOTÓPICA NA PLATAFORMA EMSO (ENVIRONMENT FOR MODELING, SIMULATION AND OPTIMIZATION)

ZUMACH, F. C. ; GUIRARDELLO, R. ;

Pôster:

A utilização de softwares de simulação na indústria e no desenvolvimentode novas pesquisas vem crescendo muito nos últimos, isso ocorre pelas inúmerasvantagens que a simulação apresenta, tais como: redução de custos, maior precisãono dimensionamento de equipamentos ou processos, menor tempo, além de aumentara produção, já que, torna-se possível escolher os valores ótimos de operação. Nestetrabalho é utilizado um simulador gratuito chamado EMSO, para realizar asimulação de uma coluna de destilação extrativa para separar a mistura etanol-agua,utilizando como componente de arraste o etileno glicol. Para aumentar a Robustez dasimulação é aplicado o método da Continuação Homotópica, que consiste emtransformar um sistema não linear em um novo sistema de equações diferenciasordinárias. Com essa alteração, em vez de utilizar o método de resolução de NewtonRaphsondo EMSO, que possui grandes dificuldades para convergir, torna-se possívelutilizar o algoritmo do EMSO para EDO (equação diferencial ordinária), chamadoDASSL, que é mais eficiente. Assim, com a utilização deste método conseguimos obteruma maior taxa de convergência da simulação.

Pôster:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cobeq2018-PT.0661

Referências bibliográficas
  • [1] DIAS, M. O. S. Simulação do processo de produção de etanol a partir do açúcar e do bagaço, visando à integração do processo e a maximização da produção de energia e excedentes do bagaço. Dissertação de mestrado, Unicamp, Campinas - SP, 2008; NORILER, D. Modelagem matemática e simulação numérica do escoamento líquido-vapor num prato de destilação. Dissertação de Mestrado, Unicamp, Campinas - SP, 2003; RODRIGUES, R. et al. Ensino de cinética e cálculo de reatores químicos utilizando o simulador EMSO. In: XVI Congresso Brasileiro de Engenharia Química, p.3986-3993, Santos, 2006; SOARES, R. P. Desenvolvimento de um simulador genérico de processos dinâmicos. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Escola de Engenharia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003; SOARES, R. P.; SECCHI, A. R. Emso: a new environment for modelling, simulation and optimization. In: ESCAPE 13. Lappeenranta: Elsevier Science Publishers. p.947-952, 2003; ZUMACH, F. C. Aplicação do método de continuação para simulação robusta de colunas de destilação. Dissertação de mestrado, Unicamp, Campinas - SP, 2016.
Como citar:

ZUMACH, F. C.; GUIRARDELLO, R.; "APLICAÇÃO DO MÉTODO DA CONTINUAÇÃO HOMOTÓPICA NA PLATAFORMA EMSO (ENVIRONMENT FOR MODELING, SIMULATION AND OPTIMIZATION)", p. 2494-2497 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobeq2018-PT.0661

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações