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Aplicação de Testes Adaptativos Computadorizados em Modelos de Desdobramento Graduado Generalizados

Aplicação de Testes Adaptativos Computadorizados em Modelos de Desdobramento Graduado Generalizados

Silva Filho, Augusto Sousa da ; Santos, Marcos Antônio da Cunha ; Cardoso, Rodrigo Tômas Nogueira ;

Artigo Completo:

Quando um pesquisador deseja determinar o grau ou a intensidade dos sintomas de um paciente aplica um questionário de papel e caneta com uma série de perguntas pré-definidas, o mesmo acontece quando um pedagogo busca determinar a habilidade de um aluno em uma determinada área do conhecimento. Na quase totalidade dos casos, tais questionários são demasiadamente extenuantes para o entrevistado e, devido a isso, correm o risco de não representar de forma significativa o estado do paciente ou o grau de conhecimento do aluno. Uma alternativa para este cenário é a construção de um Computerized Adaptive Testing - CAT. O CAT procura otimizar o teste para cada respondente, buscando estimar a característica predominante de um indivíduo a cada item respondido. Neste artigo, o CAT desenvolvido não utilizará a Teoria Clássica de Medidas, que considera apenas a proporção de acertos e erros em uma prova. Em vez disso, será utilizada a Teoria de Resposta ao Item - (TRI), que apresenta a vantagem de fazer comparações entre traços latentes de indivíduos de populações diferentes quando são submetidos a testes ou questionários que tenham alguns itens comuns e permite, ainda, a comparação de indivíduos da mesma população submetidos a testes totalmente diferentes. Isto é possível porque a TRI tem como elementos centrais os itens e não o teste ou questionários como um todo. A TRI apresenta modelos matemáticos que já foram amplamente abordados pela literatura, tais como os modelos acumulativos, devido à sua facilidade de implementação. No entanto, outros modelos não apresentam a mesma facilidade de implementação, como os modelos de desdobramentos. Este trabalho propõe a construção de um CAT utilizando um modelo de desdobramento graduado generalizado, visto que este modelo pode ser utilizado tanto para respostas dicotˆomicas como para respostas politˆomicas ordinais.

Artigo Completo:

Quando um pesquisador deseja determinar o grau ou a intensidade dos sintomas de um paciente aplica um questionário de papel e caneta com uma série de perguntas pré-definidas, o mesmo acontece quando um pedagogo busca determinar a habilidade de um aluno em uma determinada área do conhecimento. Na quase totalidade dos casos, tais questionários são demasiadamente extenuantes para o entrevistado e, devido a isso, correm o risco de não representar de forma significativa o estado do paciente ou o grau de conhecimento do aluno. Uma alternativa para este cenário é a construção de um Computerized Adaptive Testing - CAT. O CAT procura otimizar o teste para cada respondente, buscando estimar a característica predominante de um indivíduo a cada item respondido. Neste artigo, o CAT desenvolvido não utilizará a Teoria Clássica de Medidas, que considera apenas a proporção de acertos e erros em uma prova. Em vez disso, será utilizada a Teoria de Resposta ao Item - (TRI), que apresenta a vantagem de fazer comparações entre traços latentes de indivíduos de populações diferentes quando são submetidos a testes ou questionários que tenham alguns itens comuns e permite, ainda, a comparação de indivíduos da mesma população submetidos a testes totalmente diferentes. Isto é possível porque a TRI tem como elementos centrais os itens e não o teste ou questionários como um todo. A TRI apresenta modelos matemáticos que já foram amplamente abordados pela literatura, tais como os modelos acumulativos, devido à sua facilidade de implementação. No entanto, outros modelos não apresentam a mesma facilidade de implementação, como os modelos de desdobramentos. Este trabalho propõe a construção de um CAT utilizando um modelo de desdobramento graduado generalizado, visto que este modelo pode ser utilizado tanto para respostas dicotˆomicas como para respostas politˆomicas ordinais.

Palavras-chave: Teoria de Resposta ao Item, Testes Adaptativos Computadorizados, Modelos de Desdobra- mento Graduado Generalizado, Modelagem Matemática e Computacional, Teoria de Resposta ao Item, Testes Adaptativos Computadorizados, Modelos de Desdobra- mento Graduado Generalizado, Modelagem Matemática e Computacional,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/mathpro-cnmai-0138

Referências bibliográficas
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Como citar:

Silva Filho, Augusto Sousa da; Santos, Marcos Antônio da Cunha; Cardoso, Rodrigo Tômas Nogueira; "Aplicação de Testes Adaptativos Computadorizados em Modelos de Desdobramento Graduado Generalizados", p. 766-778 . In: Anais do Congresso Nacional de Matemática Aplicada à Indústria [= Blucher Mathematical Proceedings, v.1, n.1]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN em b-reve, DOI 10.5151/mathpro-cnmai-0138

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