artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Aplicação de Novas Ferramentas e Abordagens Didáticas na Educação em Design

Application of New Tools and Didactic Approaches in Design Education

DELGADO, Patrícia Santos; FRANÇA, Rodrigo Braga; DIAS, Maria Regina Álvares Correia;

artigo:

Este artigo apresenta um projeto de pós-doutorado em andamento, suas bases teóricas, aplicação prática e resultados preliminares. O trabalho está fundamentado em uma pesquisa de doutorado que desenvolveu uma análise crítica a respeito da atual situação da educação em design no Brasil, estudou as melhores práticas em educação em design no mundo e desenvolveu um conjunto de ferramentas didáticas para serem aplicadas por professores a fim de promover uma educação mais fluida, dinâmica e contextualizada com o cenário atual. Este trabalho apresenta a aplicação prática destes resultados em duas turmas de diferentes níveis de especialização, sendo uma de pós-graduação e outra de graduação, com alunos oriundos de diferentes cursos. Essa escolha teve o objetivo de testar as novas ferramentas e abordagens a partir de diferentes parâmetros. Os resultados preliminares mostraram que as duas turmas responderam de maneira bastante satisfatória a didática apresentada, apesar de níveis bastante diferentes de maturidade.

artigo:

This paper presents a post-doctoral project, its theoretical basis, practical application and preliminary results. The work is based on a PhD thesis, which developed a critical analysis about Brazilian design education in practice, studied the best practices in design education around the world and developed a set of didactic tools to be applied by professors aiming at promoting a more fluid, dynamic and contextualized education. Now, this works presents the practical application of these results in two classes of different levels, a graduate class and an undergraduate class, with students from different courses. This choice had the goal of testing the new tools and approaches from different parameters. Preliminary results show that both classes respond in a satisfactory way to the new didactic, despite of the divergence of maturity.

Palavras-chave: Educação em Design; Design Sistêmico; Complexidade; Didática,

Palavras-chave: Design Education; Systemic Design; Complexity; Didactics,

DOI: 10.5151/ped2018-2.2_ACO_3

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

DELGADO, Patrícia Santos; FRANÇA, Rodrigo Braga; DIAS, Maria Regina Álvares Correia; "Aplicação de Novas Ferramentas e Abordagens Didáticas na Educação em Design", p. 668-679 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-2.2_ACO_3

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações