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APLICAÇÃO DE MÉTODOS, METODOLOGIAS E TÉCNICAS DE DESENVOLVIMENTO DE STARTUPS NA DESCOBERTA E VALIDAÇÃO DE UMA OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO DE BASE TECNOLÓGICA E ORIGEM ACADÊMICA COM INTERNET DAS COISAS

APLICAÇÃO DE MÉTODOS, METODOLOGIAS E TÉCNICAS DE DESENVOLVIMENTO DE STARTUPS NA DESCOBERTA E VALIDAÇÃO DE UMA OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO DE BASE TECNOLÓGICA E ORIGEM ACADÊMICA COM INTERNET DAS COISAS

Silva, Wellington Cadete Paz da; Ribeiro Júnior, Marco Aurélio; Melo Filho, Leonel Del Rey de;

Artigo:

Universidades produzem pesquisas, evidências científicas e contribuem com a economia por meio do empreendedorismo tecnológico, gerando startups caracterizadas como Spin-Offs acadêmicas. Esses empreendimentos permitem a exploração de novas tecnologias. Em destaque está a Internet das Coisas (IoT), que conecta dispositivos a internet melhorando a experiência de troca de informações na indústria e comércio. Este artigo tem como objetivo descrever a aplicação de métodos, metodologias e técnicas de desenvolvimento de startups na descoberta de uma oportunidade de negócio de base tecnológica e origem acadêmica, que propõe uso de IoT na rastreabilidade de produtos em estoque, produção e transporte. A metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisa-ação. Alunos e professores de um grupo de pesquisa e extensão, pertencente ao curso de Engenharia de Produção de uma universidade privada brasileira, aplicaram teorias auxiliadoras na geração de novos negócios. O foco esteve na identificação e validação de hipóteses relacionadas com problemas e soluções propostos. Adaptou-se um formulário para avaliação e foram conduzidos pitches interativos com empresários do ramo tecnológico. O material técnico-gerencial caracterizando o Spin-Off, um Mínimo Produto Viável (MVP), a adaptação de um formulário para avaliação do negócio e, a realização de reuniões com profissionais do mercado, foram úteis para validações e aprendizagem.

Artigo:

Universidades produzem pesquisas, evidências científicas e contribuem com a economia por meio do empreendedorismo tecnológico, gerando startups caracterizadas como Spin-Offs acadêmicas. Esses empreendimentos permitem a exploração de novas tecnologias. Em destaque está a Internet das Coisas (IoT), que conecta dispositivos a internet melhorando a experiência de troca de informações na indústria e comércio. Este artigo tem como objetivo descrever a aplicação de métodos, metodologias e técnicas de desenvolvimento de startups na descoberta de uma oportunidade de negócio de base tecnológica e origem acadêmica, que propõe uso de IoT na rastreabilidade de produtos em estoque, produção e transporte. A metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisa-ação. Alunos e professores de um grupo de pesquisa e extensão, pertencente ao curso de Engenharia de Produção de uma universidade privada brasileira, aplicaram teorias auxiliadoras na geração de novos negócios. O foco esteve na identificação e validação de hipóteses relacionadas com problemas e soluções propostos. Adaptou-se um formulário para avaliação e foram conduzidos pitches interativos com empresários do ramo tecnológico. O material técnico-gerencial caracterizando o Spin-Off, um Mínimo Produto Viável (MVP), a adaptação de um formulário para avaliação do negócio e, a realização de reuniões com profissionais do mercado, foram úteis para validações e aprendizagem.

Palavras-chave: Empreendedorismo Tecnológico, Spin-Off Acadêmico, Metodologia de Desenvolvimento de Startup, Internet das Coisas,

Palavras-chave: Empreendedorismo Tecnológico, Spin-Off Acadêmico, Metodologia de Desenvolvimento de Startup, Internet das Coisas,

DOI: 10.5151/cbgdp2021-3127

Referências bibliográficas
  • [1] .
Como citar:

Silva, Wellington Cadete Paz da; Ribeiro Júnior, Marco Aurélio; Melo Filho, Leonel Del Rey de; "APLICAÇÃO DE MÉTODOS, METODOLOGIAS E TÉCNICAS DE DESENVOLVIMENTO DE STARTUPS NA DESCOBERTA E VALIDAÇÃO DE UMA OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO DE BASE TECNOLÓGICA E ORIGEM ACADÊMICA COM INTERNET DAS COISAS", p. 850-874 . In: Anais do 13º Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento do Produto. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/cbgdp2021-3127

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