Setembro 2018 vol. 1 num. 5 - XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Pôster - Open Access.

Idioma principal

APLICAÇÃO DE MÉTODO NUMÉRICO NO PROJETO DE BIORREATORES PARA O TRATAMENTO DE EFLUENTES – ANÁLISE PARA A CINÉTICA DE MICHAELIS-MENTEN

OLIVEIRA, S. C ; MORILLA, F. C ;

Pôster:

O objetivo deste trabalho é apresentar resultados da aplicação de ummétodo numérico para resolver problemas de valor no contorno associados ao projetode reatores de fluxo disperso empregados no tratamento biológico de efluentes. Desdeque o comportamento hidrodinâmico de tais reatores pode ser descrito por um modelode dispersão axial e a cinética de reação por modelos não lineares, a resolução daequação diferencial representativa do balanço de massa do poluente no reator somentepode ser realizada por meio de métodos numéricos complexos, incluindo o shootingmethod. Esse método foi usado neste trabalho para resolver o problema referente àversão simplificada de 1a ordem da cinética de Michaelis-Menten, para a qual existesolução analítica do problema, o que permitiu confrontar os resultados fornecidos porambas as soluções. Os resultados obtidos revelaram uma estrita concordância entre assoluções numérica e analítica, avalizando o uso do método apresentado para aresolução de problemas similares envolvendo outras cinéticas de reação.  

Pôster:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cobeq2018-PT.0399

Referências bibliográficas
  • [1] Oliveira, S.C.; Morilla, F.C. Aplicação do shooting method no projeto de reatores de fluxo disperso empregados no tratamento biológico de efluentes In: Anais do XXI COBEQ - Congresso Brasileiro de Engenharia Química, Fortaleza, CE, 2016. Ramirez, W. F. Computational methods for process simulation. Stoneham: Butterworth Publishers, 1989. Von Sperling, M. Princípios básicos do tratamento de esgotos. Belo Horizonte, Editora da Universidade Federal de Minas Gerais: (Princípios do Tratamento Biológico de Águas Residuárias, v.2), 1996. Wehner, J.F.; Wilhelm, R.H. Boundary conditions of flow reactor. Chem. Eng. Sci. 6(2): 89- 93, 1956.
Como citar:

OLIVEIRA, S. C; MORILLA, F. C; "APLICAÇÃO DE MÉTODO NUMÉRICO NO PROJETO DE BIORREATORES PARA O TRATAMENTO DE EFLUENTES – ANÁLISE PARA A CINÉTICA DE MICHAELIS-MENTEN", p. 1501-1504 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobeq2018-PT.0399

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações