Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

APLICAÇÃO DE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE PARA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

Machado, Melissa Gurgel de Abreu ; Almeida, Renan Araujo ;

Artigo Completo:

Devido à maior preocupação com a qualidade de vida da população e do meio ambiente, foi necessária a criação de uma ferramenta capaz de traduzir determinada situação, transmitindo a informação quantitativa que permite o acompanhamento da dinâmica da realidade. Dessa forma, surgiu a aplicação de indicadores de sustentabilidade aplicados a gestão de resíduous sólidos urbanos (RSU). O uso desses indicadores foi indispensável devido a necessidade de um sistema que planeja e executa as políticas públicas de forma eficiente e facilitadora. O objetivo desse estudo foi mostrar a utilização dos indicadores de sustentabilidade específicos para a gestão de RSU, propostos por MILANEZ (2002). E no artigo técnico feito por Polaz, C e Teixeira, B (2009). Os indicadores propostos são voltados para atender as necessidades dos municípios. Investir em indicadores sustentáveis para o gerenciamento dos RSU é uma forma de buscar a tão necessária sustentabilidade e acompanhar com mais facilidade os problemas enfrentados e suas soluções.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Indicadores de sustentabilidade, Resíduos sólidos urbanos, gestão de RSU,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/xveneeamb-018

Referências bibliográficas
  • [1] GRIMBERG, E. Abrindo os sacos de "lixo": um novo modelo de gestão de resíduos está em curso no país. São Paulo, 2007. Disponível em http://www.polis.org.br/uploads/576/576.pdf
  • [2] Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- Pesquisa Nacional de Saneamento Básico, 2008. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/pnsb2008/PNSB_2008.pdf
  • [3] KAYANO, J.; CALDAS, E.L. Indicadores para o diálogo. In: CACCIA-BAVA, S.; PAULICA, V.; SPINK, P (Org.). Novos contornos da gestão local: conceitos em construção. Polis: Programa Gestão Pública e Cidadania. São Paulo: FGV/EAESP, 2002. p. 291-308
  • [4] MILANEZ, B. Resíduos sólidos e sustentabilidade: princípios, indicadores e instrumentos de ação. 206 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2002. Disponível em:
  • [5] http://www.bv.fapesp.br/pt/dissertacoes-teses/4914/residuos-solidos-e-sustentabilidade-principios-indicadores-e/:
  • [6] MOURÃO, P. Contributo para o estudo econômico dos indicadores regionais. Departamento de Economia/Núcleo de Investigação em Políticas Econômicas, Universidade do Minho, 200 Disponível em: .
  • [7] POLAZ, C.; TEIXEIRA, B. Indicadores de sustentabilidade para a gestão municipal de resíduos sólidos urbanos: um estudo para São Carlos (SP) Eng. Sanit. Ambient. vol.14 no.3. Rio de Janeiro July/Sept. 2009. Disponível em:
  • [8] SOLIGO, V. Indicadores: Conceito e complexidade do mensurar
  • [9] em estudos de fenômenos sociais. p. 12-25, mai./ago, 2012. Disponível em:
  • [10] TAKASHINA, N. T. Indicadores da qualidade e do desempenho. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.
  • [11] VAN BELLEN, H.M. Indicadores de sustentabilidade: uma análise comparativa. Rio de Janeiro: FGV, 2005. Disponível em:
Como citar:

Machado, Melissa Gurgel de Abreu; Almeida, Renan Araujo; "APLICAÇÃO DE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE PARA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS", p. 173-183 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/xveneeamb-018

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações