Resumo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Aplicação de dispositivos estratégicos em Design Social, no fortalecimento de identidade local.

-

SILVA, Anna Lúcia dos Santos Vieira e ; QUEIROZ, André Carvalho de Lima ; CAVALCANTE, Letícia dos Santos ; CARNEIRO, Alexander Catunda ; OLIVEIRA, Emilio Augusto Gomes de ;

Resumo:

O artigo trata de uma pesquisa aplicada na elaboração participativa de dispositivos estratégicos de design. O objetivo é o fortalecimento da identidade local de uma comunidade no bairro Pacheco, Caucaia, Ceará. Com uma demanda da associação de moradores em um contexto de vulnerabilidade econômica e precariedade ambiental na comunidade, o laboratório dá início a um processo de proposições e metodologias colaborativas, engajando a comunidade no reconhecimento de seu espaço e no resgate de sua história. São desenvolvidos dois dispositivos principais: o resgate da história do bairro, elaborado com os moradores mais antigos e um jogo colaborativo cujo tabuleiro é o bairro. Como resultado, pode-se verificar um crescente engajamento dos moradores à associação e a valorização de sua cultura.

Resumo:

-

Palavras-chave: Dispositivos Estratégicos; Design Social; Identidade local,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/ped2018-Artigo selecionado para publicação na Revista Projética

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

SILVA, Anna Lúcia dos Santos Vieira e; QUEIROZ, André Carvalho de Lima; CAVALCANTE, Letícia dos Santos; CARNEIRO, Alexander Catunda; OLIVEIRA, Emilio Augusto Gomes de; "Aplicação de dispositivos estratégicos em Design Social, no fortalecimento de identidade local.", p. 6036 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-Artigo selecionado para publicação na Revista Projética

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações