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Aplicação da tecnologia Honda 3-Wet Primer-less na pintura de carrocerias para redução de emissões (CO2 e VOC)

Application of Honda 3-Wet Primer-less technology in body painting for emission reduction (CO2 and VOC)

CHINEN, Regis ; HONDA, Eduardo Yoshinori ; SIGOLO, Erich ; TREVISOLI, Rodrigo ; PEREIRA, Vagner Aparecido ; BARBOSA, Fernando ;

Trabalho completo:

O processo de pintura faz parte da fabricação de automóveis desde o início. Por estar relacionado com a aparência do carro e proteção contra corrosão, o processo evoluiu para o convencional da indústria: 4-coat, 3-bake (4C3B). Portanto, o revestimento é composto por camadas aplicadas em determinada ordem para cumprir suas funções. Mesmo depois de anos de evolução, departamentos de pintura ainda são grandes consumidores de energia devido às cabines e estufas de cura, resultando em emissões elevadas de CO2 e VOC. Devido ao impacto ambiental, têm-se desenvolvidas novas tecnologias tanto no material, passando de tintas à base solvente para tintas à base d?água, quanto no processo de pintura, tentando reduzi-lo. Portanto, 4C2B (eliminou estufa de primer) e 3C2B primer-less (eliminou a camada de primer) foram desenvolvidos, mas a remoção do primer gera vários problemas, como diminuição da resistência a batidas de pedras e intempéries. Nesse contexto, o 3C2B primer-less foi desenvolvido com sucesso pela Honda, alterando a função de cada camada, mantendo as propriedades do processo convencional. Foi adotado com êxito em sua nova fábrica de automóveis em Itirapina devido ao controle de pontos chaves do processo resultando em significativa redução na emissão de CO2 e VOC.

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Painting process has been part of automobile manufacturing since its beginning even though taking days to finish. Since it is related with car appearance and metal structure corrosion protection, the process has evolved to what was considered the industry mainstream: the 4-coat, 3-bake (4C3B). So coating is composed by layered structure applied in a particular order to achieve its functions. Even within years of evolution paint shops are still a large energy demanding area because of booths and baking ovens, resulting in elevated CO2 and VOC emission. Due to its environmental footprint efforts have been made to develop new technologies both in material, changing from solvent to waterborne paints, and in painting process, attempting to shorten it. Therefore, 4C2B that eliminated primer oven and 3C2B primer-less paint systems were developed for many automobile manufactures but removing primer raises several issues as decrease stone chipping resistance and weather durability. In this context, 3C2B primer-less was successfully developed by Honda, by changing each layer function, keeping the same properties as the conventional process. It was successfully adopted in new Honda Itirapina automobile factory due to key points process controls with great reduction in CO2 and VOC emission.

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DOI: 10.5151/simea2023-PAP73

Referências bibliográficas
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Como citar:

CHINEN, Regis; HONDA, Eduardo Yoshinori; SIGOLO, Erich; TREVISOLI, Rodrigo; PEREIRA, Vagner Aparecido; BARBOSA, Fernando; "Aplicação da tecnologia Honda 3-Wet Primer-less na pintura de carrocerias para redução de emissões (CO2 e VOC)", p. 408-413 . In: Anais do XXX Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva . São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2023-PAP73

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