Artigo - Open Access.

Idioma principal

APLICAÇÃO DA OZONIZAÇÃO E DO PROCESSO OXIDATIVO AVANÇADO O3/UV NA DEGRADAÇÃO DE EFLUENTES DA INDÚSTRIA DE CELULOSE

APPLICATION OF OZONIZATION AND ADVANCED O3 / UV OXIDATIVE PROCESS IN THE DEGRADATION OF EFFLUENTS OF THE CELLULOSE INDUSTRY

QUINTÃO, KEVIN ARTHUSO ; FRANCO, DÉBORA VILELA ; , ;

Artigo:

A indústria do papel e celulose descarta no ambiente um grande volume de efluente, que originalmente apresenta coloração marrom e contém grande quantidade de substâncias tóxicas altamente poluidoras, como por exemplo a lignina. Neste trabalho foi avaliada a ozonização e o processo oxidativo avançado o O3/UV para a redução da absorbância em UV254nm e da Demanda Química de Oxigênio de um efluente de uma indústria de celulose em dois valores iniciais de pH (10 e 7,9). Essas substâncias apresentam grande resistência aos processos convencionais de tratamento de efluentes e, assim, busca-se ferramentas mais eficientes para a degradação. Utilizou-se um reator em coluna de bolhas em escala de laboratório equipado com difusor de gás para aplicação do ozônio com recirculação em um reator fotoquímico anular contendo uma lâmpada UV. Verificou-se uma elevada percentagem de remoção (53%) e (64%) para os estudos utilizando os processos O3 (pH 10) e O3/UV, respectivamente. Também verificou-se uma diminuição da absorbância em 254 nm que corresponde ao comprimento de onda dos compostos aromáticos. De um modo geral, o estudo revelou que o uso do processo O3/UV e/ou ozonização pode constituir um processo de tratamento alternativo para a remoção/degradação dos efluentes da indústria do papel e celulose.

Artigo:

Palavras-chave: TRATAMENTO DE EFLUENTES, OZONIZAçãO, PROCESSO OXIDATIVO AVANçADO,

Palavras-chave: EFFLUENT TREATMENT, OZONATION, ADVANCED OXIDATIVE PROCESS,

DOI: 10.5151/cobecic2019-EAT16

Referências bibliográficas
Como citar:

QUINTÃO, KEVIN ARTHUSO; FRANCO, DÉBORA VILELA; , ; "APLICAÇÃO DA OZONIZAÇÃO E DO PROCESSO OXIDATIVO AVANÇADO O3/UV NA DEGRADAÇÃO DE EFLUENTES DA INDÚSTRIA DE CELULOSE", p. 245-251 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-EAT16

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações