Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Aplicação da metodologia Design Science Research na indústria do carnaval: a gestão dos métodos e processos de criação coletiva na fábrica do carnaval sob a ótica do design

Application of the methodology Design Science Research in the Carnival Industry: The management of the methods and processes of collective creation in the carnival factory from the design perspective

Machado, Marcos Aurélio ; Formiga, Eliana de Lemos ; Reis Filho, Paulo de Oliveira ;

Artigo completo:

O presente trabalho busca compreender como se dá o processo de criação coletiva da fábrica do carnaval sob a ótica do Design. Visa também identificar e mapear os saberes tácitos envolvidos nestes processos e estudar as formas de como transformá-los em conhecimento explícito. Desta forma foi aplicada a gestão do conhecimento aliada à metodologia Design Science Research com foco na estratégia de estudo de caso na Cidade do Samba. Como resultado, foi desenvolvido um “Artefato” como um modelo de fluxograma da cadeia criativa/produtiva da fábrica do carnaval.

Artigo completo:

This study intends to understand how the process of collective creation of (Brazilian) carnival factory happens from the Design perspective. It also intends to identify and map the unspoken knowledge involved in these processes, and study the ways to turn them into explicit knowledge. Taking it into consideration, knowledge management was applied along with Design Science Research methodology, focusing on the strategy of case study at Cidade do Samba (Samba City). As a result, an “Artifact” was developed as a flowchart model of the creative/productive chain of carnival factory.

Palavras-chave: criação coletiva, carnaval, design science research, gestão, cadeia produtiva, cidade do samba,

Palavras-chave: collective creation, carnival, design science research, management, productive chain, cidade do samba,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-2.0100

Referências bibliográficas
  • [1] Bonsiepe, G. (1999). Del objeto a la interfase: mutaciones del diseño. Buenos Aires: Ediciones Infinito.
  • [2] Borja de Mozota, B. (2011). Gestão do Design. Porto Alegre: Bookman.
  • [3] Dresh, A. (2015). Design Science Research: Método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Porto Alegre: Bookman,.
  • [4] Ferreira, F. (2004). O Livro de Ouro do Carnaval Brasileiro. Rio de Janeiro: Ediouro.
  • [5] Fidalgo, A., & Moura, C. (2014). O design e a fabricação da experiência. In: Fidalgo, António; Canavilhas, João (Orgs.). Comunicação digital: 10 anos de investigação. Covilhã: Livros LabCom, p.11-32.
  • [6] Freeman, P., & Hart, D. (2004). A Science of Design for Software. In: Intensive Systems. Communications of the ACM 47, 8, p.19–21.
  • [7] Hevner, A., March, S., Park, J., & Ram, S. (2004). Design science in information systems research. MIS Quarterly 28(1), p.75–105.
  • [8] Horn, R. (2000). Information design: emergence of a new profession. In: JACOBSON, R. (ed.). Information design. Cambridge (MA): The MIT Press.
  • [9] Horn, R. E. (1998). Visual Language: Global communication for the 21st Century Macro Vu Press.
  • [10] Jacobson, R. (2000). Information design. Cambridge (MA): The MIT Press.
  • [11] March, S., & Smith, G. (1995). Design and Natural Science Research on Information Technology. Decision Support Systems 15, 4, p. 251–266.
  • [12] Nonaka, I., & Takeuchi, H. (1997). Criação de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Campus.
  • [13] Prestes Filho, L. C. (2009). Cadeia produtiva da economia do carnaval. Rio de Janeiro: E-Papers.
  • [14] Ralph, P., & Wand, Y. (2009). A proposal for a formal definition of the design concept. K. Lyytinen et al. (Eds.): Design Requirements Workshop, LNBIP 14, p.103–136.
Como citar:

Machado, Marcos Aurélio; Formiga, Eliana de Lemos; Reis Filho, Paulo de Oliveira; "Aplicação da metodologia Design Science Research na indústria do carnaval: a gestão dos métodos e processos de criação coletiva na fábrica do carnaval sob a ótica do design", p. 650-667 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-2.0100

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações