Dezembro 2020 vol. 7 num. 3 - VIII Simpósio de Engenharia de Produção

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

APLICAÇÃO DA MATRIZ SWOT: UM ESTUDO DE CASO EM UMA DELICATESSEN NO SERTÃO CENTRAL

APLICAÇÃO DA MATRIZ SWOT: UM ESTUDO DE CASO EM UMA DELICATESSEN NO SERTÃO CENTRAL

Souza, Raiane da Silva ; Amaral Filho, Marcelo S. do ; Sobral, Eryka Fernanda Miranda ; Machado, Tiago Silveira ; Melo, Fagner José Coutinho de ;

Artigo completo:

A competitividade entre as empresas ainda continua em alta hoje em dia por isso é necessário que a empresa esteja preparada para o mercado em que está se inserindo, principalmente quando se trata de uma nova empresa em um ramo onde já tem vários concorrentes, de acordo com isso na pesquisa além de ressaltar a competitividade, foram abordados três tópicos importantes como estratégia e marketing, estratégia empresarial e análise SWOT e ao decorrer da pesquisa o estudo teve como objetivo aplicar análise SWOT em uma Delicatessen no município de Salgueiro, por meio de um questionário semiestruturado realizado com uma das pessoas da alta administração da empresa, onde foram levantados dados para identificar os pontos fortes e pontos fracos, oportunidades e ameaças que afetam a empresa e com isso identificar o posicionamento estratégico da empresa, comparar o teórico e o prático em relação a ferramenta usada e também oferecer um plano de ação baseado na ferramenta do ciclo PDCA que a empresa pode usar. Os resultados encontrados apontam que são pontos fortes da empresa: acesso a matéria prima, distribuição, administração, participação de mercado, vendas, qualidade de produto e serviços, relações de trabalho, localização e relações públicas e são pontos fracos propagandas, estrutura organizacional, previsões, instalação físicas/equipamento, controle estratégico, formulação de estratégia, sistema de informação computadorizados, recursos humanos, tecnologia, administração de estoques e tomadas de decisões. Para os pontos fracos foi proposto uma estrutura de plano de ação por meio do ciclo PDCA.

Artigo completo:

A competitividade entre as empresas ainda continua em alta hoje em dia por isso é necessário que a empresa esteja preparada para o mercado em que está se inserindo, principalmente quando se trata de uma nova empresa em um ramo onde já tem vários concorrentes, de acordo com isso na pesquisa além de ressaltar a competitividade, foram abordados três tópicos importantes como estratégia e marketing, estratégia empresarial e análise SWOT e ao decorrer da pesquisa o estudo teve como objetivo aplicar análise SWOT em uma Delicatessen no município de Salgueiro, por meio de um questionário semiestruturado realizado com uma das pessoas da alta administração da empresa, onde foram levantados dados para identificar os pontos fortes e pontos fracos, oportunidades e ameaças que afetam a empresa e com isso identificar o posicionamento estratégico da empresa, comparar o teórico e o prático em relação a ferramenta usada e também oferecer um plano de ação baseado na ferramenta do ciclo PDCA que a empresa pode usar. Os resultados encontrados apontam que são pontos fortes da empresa: acesso a matéria prima, distribuição, administração, participação de mercado, vendas, qualidade de produto e serviços, relações de trabalho, localização e relações públicas e são pontos fracos propagandas, estrutura organizacional, previsões, instalação físicas/equipamento, controle estratégico, formulação de estratégia, sistema de informação computadorizados, recursos humanos, tecnologia, administração de estoques e tomadas de decisões. Para os pontos fracos foi proposto uma estrutura de plano de ação por meio do ciclo PDCA.

Palavras-chave: Análise estratégica; Análise SWOT; Ciclo PDCA.,

Palavras-chave: Análise estratégica; Análise SWOT; Ciclo PDCA.,

DOI: 10.5151/viisimep-315827

Referências bibliográficas
  • [1] BARNEY, J.B.; HESTERLY, W.S. Administração estratégica e vantagem competitiva: conceitos e casos.
  • [2] Trad. Midori Yamamoto. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
  • [3] BEHR, ARIEL; MORO, E.L.S.; ESTABEL, L. B. Gestão da biblioteca escolar. 2008, vol.37, n.2, pp.32-42.
  • [4] FERNANDES, I.G.M.; FIGUEIREDO, H.M.; COSTA JUNIOR, H.L.; SANCHES, S.G.; BRASIL, A.
  • [5] Planejamento Estratégico: Análise SWOT. Revista Conexão Eletrônica, Vol. 12, pp. 1-10, 201
  • [6] FERREIRA, E. E. P.; GRUBER, C.; MERINO, E. A. D.; MERINO, G. S. A. D.; VERGARA, L. G. L.; Gestão
  • [7] estratégica em frigoríficos: aplicação da análise SWOT na etapa de armazenagem e expedição. Gestão e
  • [8] Produção, Vol. 26, n. 2, p.1-15, 2019.
  • [9] GUIMARÃES, G. V. Proposta de um plano de ação para gestão de uma escola municipal de campina
  • [10] grande - PB. 66f. TCC (Graduação) - Curso de Administração Pública. Universidade Aberta do Brasil, Campina
  • [11] Grande, 2012.
  • [12] GUINÉ, R.; PERES, G.; FERREIRA, D. Análise SWOT à produção da Pêra passa de viseu. Viseu: Millenium,
  • [13] Vol. 38, pp. 97-106, 2016.
  • [14] KOTLER, P; KELLER, K. L.; Administração de marketing. ed. São Paulo: Pearson, 2012.
  • [15] MENDES, L. N.; ANJOS, I. L. J.; RAPHAEL, G. A. Comercialização agrícola no submédio Vale do São
  • [16] Francisco: a importância do mercado do produtor de Juazeiro - BA. Brazilian Journal of Development, Vol. 4,
  • [17] p.3451-3477, 2018.
  • [18] NEVES, M. F. Planejamento e gestão estratégica de marketing. 3 eds. São Paulo: Atlas, 2012.
  • [19] OLIVEIRA, D.P.R. Estratégia empresarial e vantagem competitiva: como estabelecer, implementar e avaliar.
  • [20] 3. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
  • [21] OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia, práticas. 33. ed. São Paulo: Atlas,
  • [22] 2015.
  • [23] PATZLAFF, P. M. G.; PATZLAFF, A. C. Gestão mercadológica e suas estratégias. Revista CAP. Vol. 4, n. 4,
  • [24] pp. 59-68. 2010.
  • [25] PORTER, M. E. Competição on competition: estratégias competitivas essenciais. Rio de Janeiro: Campus,
  • [26] 1999
  • [27] PORTER, M. E. Estratégias competitivas: técnicas para análise de industrias e da concorrência. Campus,
  • [28] 2005
  • [29] PEREIRA; A. S.; SHITSUKA, D. M.; PARREIRA, F. J.; SHITSUKA, R. Metodologia da pesquisa científica.
  • [30] Santa Maria: RS: UAB/NTE/UFSM, 2018.
  • [31] RAUPP, E. B.; CARVALHO, C. M.; ARAÚJO, R. K.; ROCHA, N. S. Gestão de resíduos e a análise SWOT:
  • [32] Estudo de caso em uma organização de maquinaria agrícola. Scientia Cum Industria, Vol. 6, n. 3, p.17-26, 2019.
  • [33] RIBEIRO NETO, E. Análise SWOT – Planejamento Estratégico para Análise de Implantação e Formação
  • [34] de Equipe de Manutenção em uma Empresa de Segmento Industrial. Faculdade Pitágoras São João del rei:
  • [35] Monografia (Especialização) - Curso de gestão estratégica da manutenção, produção e negócios, 2011.
  • [36] SANTOS, B. R. P.; DAMIAN, I. P. M. O mapeamento do conhecimento por meio da análise SWOT: estudo em
  • [37] uma organização pública de saúde. Revista em Questão, Vol. 24, n. 3, pp. 253-574, 2018.
  • [38] SILVA FILHO, A. M. Sobre a análise SWOT para planejamento e gestão de projetos. Revista Espaço
  • [39] Acadêmico, Vol. 14, n. 169, pp. 53-57, 2015.
  • [40] WRIGHT, P.; KROLL, M. J.; PARNELL, J. Administração Estratégica: Conceitos. 4. ed. São Paulo: Atlas,
  • [41] 2000.
Como citar:

Souza, Raiane da Silva; Amaral Filho, Marcelo S. do; Sobral, Eryka Fernanda Miranda; Machado, Tiago Silveira; Melo, Fagner José Coutinho de; "APLICAÇÃO DA MATRIZ SWOT: UM ESTUDO DE CASO EM UMA DELICATESSEN NO SERTÃO CENTRAL", p. 2575-2588 . In: Anais do VIII Simpósio de Engenharia de Produção . São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/viisimep-315827

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações