Poster - Open Access.

Idioma principal

APLICAÇÃO DA LÓGICA FUZZY E DO PROCESSO DE ANÁLISE HIERÁRQUICA NO DESENVOLVIMENTO DE UMA ARMADILHA ELÉTRICA SUSTENTÁVEL

Santos, Marcos dos ; Abreu, Viviane Viana Sofiste de ; Gomes, Carlos Francisco Simões ; Walker, Rubens Aguiar ; Reis, Marcone Freitas dos ; Carvalho, Fabrício Baroni de ;

Poster:

A importância da tomada de decisão na organização é bastante clara e pode ser percebida empiricamente em qualquer análise organizacional. Porém, existe uma tendência de muitos gestores em confiar cegamente na sua capacidade de decidir com base na experiência ou na intuição, sem levar em conta informações e metodologias que lhes permitam ter muito mais clareza e eficácia naquilo sobre o que decidem. Diante deste cenário, esta pesquisa tem como objetivo aplicar a metodologia Analytic Hierarchy Process (AHP) combinada com a lógica Fuzzy para otimizar a tomada de decisão na seleção de um painel fotovoltaico na fase de concepção de projeto de uma armadilha elétrica. Para isto, a pesquisa se apoiou em metodologias de análise multicritério, mais especificamente no AHP e na lógica Fuzzy que é uma técnica que incorpora a forma humana de pensar. Ambas as metodologias são braços da pesquisa operacional. No intuito de demonstrar a aplicação desses dois métodos em um caso prático, foi elaborado um projeto conceitual de uma armadilha elétrica. Este produto utiliza para seu funcionamento energia fotovoltaica, que é a energia solar convertida através de painéis fotovoltaicos. Com intuito de otimizar a definição do painel fotovoltaico em função dos parâmetros de custo, vida útil, eficiência energética e classificação energética, foi aplicado um modelo baseado na metodologia AHP. Porém, como o parâmetro eficiência energética não possuía parâmetros numéricos evidentes, o modelo foi combinado com a metodologia Fuzzy afim de transformar o critério impreciso, nebuloso, em um critério mensurável, para aplicação do Método AHP. Como resultado, obtive-se a definição do painel mais adequado dentro dos parâmetros e requisitos levantados.

Poster:

Palavras-chave: Lógica Fuzzy, AHP, Pesquisa Operacional, Teoria da Decisão, Engenharia do Produto,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/cbgdp2017-019

Referências bibliográficas
  • [1] COSENZA, H.; VILLELA, L. E.; MORE, J. Aplicação de Um Modelo de Hierarquização Como Instrumento para Tomada de Decisão: Caso de uma Multinacional. XXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP, p. 1–8, 2006.
  • [2] COSTA NETO, Pedro Luiz de Oliveira. Qualidade e competência nas decisões, 1° edição – São Paulo: Blucher, 2007.
  • [3] DE LIMA CANEPPELE, Fernando; SERAPHIM, Odivaldo José. APLICAÇÃO DA TEORIA FUZZY NO CONTROLE DE SISTEMAS DE GERAÇÃO DE ENER-GIAS ALTERNATIVAS. Energia na Agricultura, v. 25, n. 3, p. 24-41, 2010.
  • [4] ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE MATEMÁTICA DO SUL, 16., 2010, Porto Alegre. APLICAÇÃO DO MÉTODO AHP-FUZZY. Porto Alegre - Rs: Editora Universitária da Pucrs, 2010. 12 p.
  • [5] GOMES, Luiz Flavio A. M; ARAYA Marcela C. G., CARIGNAMO; Claudia. Tomada de decisão em cenários complexos: introdução aos métodos discretos do apoio multicritério à decisão, 1ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011
  • [6] Moritz, Gilberto de Oliveira Processo decisório / Gilberto de Oliveira Moritz, Maurício Fernandes Pereira. – Florianópolis : SEAD/UFSC, 200 168p.
  • [7] PORTOGENTE. Disponível em:< https://portogente.com.br/portopedia/74372-pesquisa-operacional>. Acessado em 29/03/2017
  • [8] POSSELT, E. L. et al. USO DE LÓGICA FUZZY PARA A OTIMIZAÇÃO DE SISTEMAS ENERGÉTICOS BASEADOS EM ENERGIA LIMPA. XXIX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, p. 14, 2009.
Como citar:

Santos, Marcos dos; Abreu, Viviane Viana Sofiste de; Gomes, Carlos Francisco Simões; Walker, Rubens Aguiar; Reis, Marcone Freitas dos; Carvalho, Fabrício Baroni de; "APLICAÇÃO DA LÓGICA FUZZY E DO PROCESSO DE ANÁLISE HIERÁRQUICA NO DESENVOLVIMENTO DE UMA ARMADILHA ELÉTRICA SUSTENTÁVEL", p. 179-189 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cbgdp2017-019

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações