Artigo - Open Access.

Idioma principal

APLICAÇÃO DA ANÁLISE DE CONTINGENCIAS NO MANEJO DA DIFICULDADE ALIMENTAR NA INFÂNCIA.

APLICAÇÃO DA ANÁLISE DE CONTINGENCIAS NO MANEJO DA DIFICULDADE ALIMENTAR NA INFÂNCIA.

Melo, Rafael Baptista de ; Ricci, Raquel ; Machado, Rachel HV ; Carvalho, Maria Julia Russo de ; Ramos, Claudia de Cássia ; Maximino, Priscila ; Fisberg, Mauro ;

Artigo:

Justificativa

A Dificuldade Alimentar (DA) é altamente influenciada pelainteração da criança com seu ambiente. Por isso, podem ser utilizadas técnicascomportamentais para reduzir a recusa alimentar. Uma das mais utilizadas é aanálise funcional, que investiga a relação entre eventos ambientais ecomportamentos por meio da tríplice contingência (relação entre estímuloantecedente, resposta e consequência).

 

Objetivo(s)

Demonstrar a aplicação da análise de contingências na área de DA.

 

Método(s)

Estudo descritivo observacional com análise de vídeo gerado emconsulta em ambulatório especializado em DA, com uma criança do sexo femininode 3 anos, de desenvolvimento típico, com recusa alimentar. A partir de padrãode comportamentos a serem observados de forma sistemática, registrou-se oscomportamentos (resposta) apresentados pela criança frente um evento(antecedente), e quais consequências esta resposta gerou. A pesquisa foiaprovada por comitê de ética, sob-registro CAAE 32939314.0.0000.5567.

 

Resultado(s)

Como Antecedentes, foram identificadas no vídeo 6 ofertas dealimento e 2 sustentações da oferta (segurar e manter o talher na frente dacriança). A resposta da criança frente ao antecedente foi com vocalizaçõesnegativas ou comportamentos de fuga (mudar de assunto, pedir para fazer outraatividade), recusa de sentar-se à mesa, empurrar o alimento/utensilio/mão docuidador, bloquear o acesso a sua própria boca ou recusa com a cabeça e com ocorpo. As consequências para tais respostas foram principalmente o afastamentoda oferta do alimento, substituições da oferta, permissão para a criança sairda posição ou encerramento da alimentação.

 

Conclusão(ões)

Os resultados da observação sugerem que as consequências podemsustentar ou moldar a resposta da criança e manter a recusa. Assim, aintervenção no comportamento final do cuidador se faz necessária para modular aresposta da criança. Este tipo de análise é útil no desenvolvimento deprogramas de diagnósticos e de tratamento da DA.

 

Artigo:

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cissi2020-10

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Melo, Rafael Baptista de ; Ricci, Raquel ; Machado, Rachel HV ; Carvalho, Maria Julia Russo de ; Ramos, Claudia de Cássia ; Maximino, Priscila ; Fisberg, Mauro ; "APLICAÇÃO DA ANÁLISE DE CONTINGENCIAS NO MANEJO DA DIFICULDADE ALIMENTAR NA INFÂNCIA.", p. 19-20 . In: Anais do 4º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/cissi2020-10

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações