Dezembro 2016 vol. 3 num. 1 - VII Encontro Científico de Física Aplicada

Artigo - Open Access.

Idioma principal

Aplicação do Método das Linhas na Simulação Computacional de Dispersão Mássica em um Pasteurizador Bitubular

Faria, R. R. ; Saloto, T.G. ; Silva, W. B. ; Dutra, J. C. S. ;

Artigo:

O objetivo deste trabalho é a aplicação de ummétodo numérico para a resolução de uma equação diferencial parcial (EDP)representativa do escoamento dinâmico em um tubo. A discretização do modelotransformou a EDP, juntamente com as condições de fronteira, em um problema devalor inicial, utilizando o Método das Diferenças Finitas. Conforme o Método dasLinhas, as variações temporais não foram aproximadas por diferenças finitas.Dessa forma, obteve-se um sistema de equações diferenciais ordinárias (EDO).Este sistema foi resolvido com o softwareMatlab, utilizando o integrador ode15sdedicado a problemas rígidos. Como resultado, foram obtidos perfis deconcentração nas direções radial e axial ao longo do tempo. Para verificar aconsistência numérica do método, os perfis foram avaliados em duas condiçõesdistintas, baixa e alta difusão, que dependem do número adimensional de Peclet.Foi possível concluir que o método usado garantiu a solução satisfatória domodelo de dispersão mássica, o qual pode ser agora aplicado a problemas deanálise de sensibilidade e estimação de parâmetros.

Artigo:

Palavras-chave: Dispersão mássica, Simulação computacional, Método das Linhas,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/phypro-vii-efa-040

Referências bibliográficas
  • [1] DANTAS, J.; PEGORARO, P.; GUT, J. Validação da modelagem em pasteurizador bitubular para processamento de líquidos viscosos através do ajuste da difusividade efetiva. COBEQ XIX, 2012
  • [2] BIRD, R.B., STEWART, W.E., LIGHTFOOT, E.N. Fenômenos de transporte. ed. LTC, 2004
  • [3] PINTO, J.C., LAGE, P.L. Métodos Numéricos em Problemas de Engenharia Química. E-papers, 2001
Como citar:

Faria, R. R.; Saloto, T.G.; Silva, W. B.; Dutra, J. C. S.; "Aplicação do Método das Linhas na Simulação Computacional de Dispersão Mássica em um Pasteurizador Bitubular", p. 162-163 . In: Anais do VII Encontro Científico de Física Aplicada [=Blucher Physics Proceedings, v.3 n.1]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2358-2359, DOI 10.5151/phypro-vii-efa-040

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações