Abstract - Open Access.

Idioma principal

Ação Antimicrobiana Dos Óleos de Orégano e Alecrim em Combinação Ao Nitrito Frente À Staphylococcus Coagulase Positivo.

Ação Antimicrobiana Dos Óleos de Orégano e Alecrim em Combinação Ao Nitrito Frente À Staphylococcus Coagulase Positivo.

Silva, Rosicleide dos Santos ; Silva, Leandro Paulo da ; Lima, Alcione dos Santos ; Oliveria, Fernando Luiz Nunes de ; Oliveira, Geíza Alves Azerêdo de ;

Abstract:

É crescente a busca pela indústria de embutidos por conservantes que substituam o uso de grandes quantidades de sal e nitrito como conservantes. As mais recentes pesquisas apontam que o uso de óleos essenciais como conservantes é uma das saídas mais viáveis para este fim, face à forte atividade antimicrobiana que apresentam. O presente estudo avaliou a capacidade inibitória dos óleos essenciais de orégano e alecrim, de forma combinada, associados ao nitrito frente à staphylococcus Coagulase Positiva. Foram realizados os seguintes tratamentos: 1) FIC (25 % orégano + 50 % alecrim) + nitrito (200ppm); 2) FIC (25 % orégano +75 % alecrim) + nitrito (200ppm); 3) FIC (50 % orégano + 50 % alecrim) + nitrito (200ppm); 4) nitrito (200ppm) e 5) controle (nitrito 200 ppm, sem óleos essenciais). Realizou-se o método de contagem de células viáveis, em diversos intervalos de tempo (0, 2, 4, 8 e 24h). Após o fim do período de incubação (37 ºC), foi realizada a contagem do número de células viáveis, a qual foi expressa em log de UFC/mL. Foi verificado que o efeito conservante do nitrito é intensificado apenas quando associado aos óleos. Tal efeito se apresentou satisfatório com a associação de apenas uma parte de orégano para duas de alecrim (¹/2, orégano/alecrim). Este resultado foi constatado desde o primeiro momento de contato do micro-organismo com o antimicrobiano natural, no entanto observou-se mais intensamente a partir do tempo 8. Sendo o tratamento contendo a combinação 25/75 (tratamento 2) dos óleos essencias a de melhor eficácia antimicrobiana, destacamos também que a eficácia do nitrito como conservante se tornou cada vez menos eficaz com o decorrer do tempo, fato esse que não se repete quando o mesmo está em associação com a combinação dos óleos essenciais. Pelos resultados observados sugere-se que a utilização dos óleos essenciais de orégano e alecrim associados ao nitrito confere uma melhor eficácia antimicrobiana visto que o nitrito na quantidade estabelecida pela legislação vigente não foi suficiente para promover a redução da carga microbiana do micro-organismo teste.

Abstract:

Palavras-chave: óleos essenciais, nitrito, micro-organismos Patogênicos,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/foodsci-microal-291

Referências bibliográficas
Como citar:

Silva, Rosicleide dos Santos; Silva, Leandro Paulo da; Lima, Alcione dos Santos; Oliveria, Fernando Luiz Nunes de; Oliveira, Geíza Alves Azerêdo de; "Ação Antimicrobiana Dos Óleos de Orégano e Alecrim em Combinação Ao Nitrito Frente À Staphylococcus Coagulase Positivo.", p. 49-50 . In: Proceedings of the XII Latin American Congress on Food Microbiology and Hygiene [=Blucher Food Science Proceedings, v.1, n.1]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2359-201X, DOI 10.5151/foodsci-microal-291

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações