Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Análise tipográfica de materiais didáticos usados para o ensino de discentes da terceira idade

Typographic analysis of didactic materials used in education of elderly students

Marques, Arthur José; Campos, Lívia Flávia; Furtado, Cássia; Lima, Thaís; Farias, Bruno;

Artigo completo:

O objetivo deste artigo é analisar as tipografias usadas nos materiais didáticos da Universidade Integrada da Terceira Idade – UNITI/UFMA. A presente pesquisa se divide em três fases, na primeira realizou-se a análise dos artefatos de ensino desta instituição, onde foi possível identificar e agrupar os tipos presentes nos materiais analisados, além de gerar o perfil socioeconômico dos discentes. A segunda fase, consistiu em um teste de leitura, que utilizou os tipos categorizados (Seridafos, Sem Serifa e Manuscrito) na etapa anterior. Nesta etapa, participaram 36 voluntários, que foram separados em três grupos. Com o teste identificou-se os tipos que propocionaram erros e os que foram reconhecidos com mais facilidade pelos pesquisados. Na terceira fase, foram produzidos jogos tipográficos para serem aplicados em grupo focal, porém realizou-se um pré-teste, para corrigir as possíveis falhas na compreensão e jogabilidade. Também gerou-se dados, para compara-los com os dados coletados na segunda fase. Por fim, foi possível formular hipóteses quanto as caraterísticas que melhoram a distinção e identificação dos tipos por discentes da terceira idade.

Artigo completo:

The purpose of this article is to analyze the typographies used in the didactic materials of the Integrated University of the Third Age - UNITI / UFMA. The present research is divided into three phases, the first one was the analysis of the teaching artifacts of this institution, where it was possible to identify and group the types present in the analyzed materials, besides generating the socioeconomic profile of the students. The second phase consisted of a reading test, which used the categorized types (Serif, Sans Serif and Manuscript) in the previous step. In this stage, 36 volunteers participated, which were separated into three groups. With the test, we identified the types that provided errors and those that were more easily recognized by the respondents. In the third phase, typographic games were produced to be applied in a focal group, but a pre-test was performed, to correct possible faults in comprehension and gameplay. Data were also generated to compare them with the data collected in the second phase. Finally, it was possible to formulate hypotheses as to the characteristics that improve the distinction and identification of types by elderly students.

Palavras-chave: tipografia, materiais didáticos, terceira idade,

Palavras-chave: typographic, didactic materials, elderly,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-2.0019

Referências bibliográficas
  • [1] Ambrose, G., & Harris, P. (2009). Formato 1ª ed. Porto Alegre: Tradução Edson Furmankiewicz. Bookman.
  • [2] Brasil. IBGE. Censo Demográfico. (2010). Disponível em: www.ibge.gov.br. Acesso em: 30 de maio de 2019.
  • [3] Caro, F. M. (2007). Desenvolvimento de uma Fonte Tipográfica para Composição de Textos de Jornais. Trabalho de Graduação. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – USP. São Paulo.
  • [4] Licko, Z. (1990). Emigre. Revista, n.15.
  • [5] Farias, B. S. S., Guimarães, M. J., & Marques. A. J. S. (2018). TIPOGRAFIA INCLUSIVA: proposta de análise de elementos tipográficos em materiais didáticos para a Terceira idade. In: 8º Congresso Internacional de Design da Informação. v.4, n.5, p. 462-474, São Paulo: Blucher.
  • [6] Farias, B. S. S., LANDIM, P. da C. (2019). Design Gráfico Inclusivo para Terceira Idade. Revista Human Factos in Design. v.8, n.15, p. 35-48, março.
  • [7] Farias, P. L. (2013). Tipografia digital: o impacto das novas tecnologias. 4ª edição. Editota 2AB. Rio de Janeiro, Brasil.
  • [8] Fisk, A. D. et al. (2009). Designing for older adults: principles and creative human factors approaches. 2nd ed. CRC Press. New York.
  • [9] Gadelha, M. J. N. Et al. (2010). Envelhecimento visual humano: aspectos comportamentais e neurais. 62ª Reunião Anual da SBPC, 25 a 30 de julho, UFRN, Natal.
  • [10] Gomes Filho, J. (2003). Ergonomia do objeto: sistema técnico de leitura ergonômica. São Paulo: Escrituras, p.255.
  • [11] Gribbons, W. (1993). Informatiom Design: A Human Factors Approach to A New Typography. International Professional Communication Conference.
  • [12] Iida, I. (2003). Ergonomia: projeto e produção. 9ª reimpressão. São Paulo: Edgard Blucher.
  • [13] Kroemer, K. H. E., Grandjean, E. (2005). Manual de ergonomia: adaptando o trabalho ao homem. Tradução Lia Buarque de Macedo Guimarães. 5ª edição. Brookman. Porto Alegre.
  • [14] Marconi, M. de A., Lakatos, E. M. (2016). Fundamentos de metodologia científica. 7ª ed. São Paulo: Atlas.
  • [15] Meürer, M. V., Gonçalves, B. S., Correio, V. J. B. (2014). Tipografia e baixa visão: uma discussão sobre legibilidade. In: Projética. Londrina, Paraná.
  • [16] Moraes, A., Mont’alvão, C. (2010). Ergonomia, Conceitos e Aplicações. 4ª edição ampliada, 2AB série Design, Rio de janeiro.
  • [17] Niemeyer, L. (2010). Tipografia: Uma Apresentação. 4ª edição, 1ª reimpressão Editora 2AB, Rio de Janeiro.
  • [18] Samara, T. (2011). Guia de Tipografia. Brookman. Porto Alegre.
  • [19] SBGG, Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. (2014). Disponível em: www.sbgg.org.br. Acesso em: 30 de maio de 20
  • [20] Schieber, Frank. (2001). Human factors and aging: identifying and compsensating for age-related deficts in sensory and cognitive function. In: Charness, Neil; Schaie, K. Warner. Impact of Technology on Successful Aging. Pennsylvania State University, p.42-82.
  • [21] Tinker, M.A. (1963). Legibility of print: lowa State University Press, Ames.
  • [22] Vieira, R. M. da S. (2011). Um Estudo sore o Design de Livros para a Terceira Idade. Dissertação de Mestrado: Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre.
Como citar:

Marques, Arthur José; Campos, Lívia Flávia; Furtado, Cássia; Lima, Thaís; Farias, Bruno; "Análise tipográfica de materiais didáticos usados para o ensino de discentes da terceira idade", p. 487-496 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-2.0019

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações