Dezembro 2020 vol. 8 num. 5 - Colóquio Internacional de Design 2020

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Análise semiótica da prototipagem: o protótipoenquanto processo projetual em constanteressignificação

Semiotic analysis of prototyping: the prototype as a design process in constantresignification

Figuereido, Natálya Duhart;

Artigo completo:

Enquanto espaço de produção de sentidos, proposição de novas realidades, inovação etransformação, nota-se no design estratégico características fundamentais, como reflexão eprospecção. Neste sentido, visualiza-se a prototipagem enquanto processo projetual, o que pressupõea incompletude do protótipo, uma eterna abertura que leva a constantes novas interpretações, visõese ressignificações. O artigo pretende analisar a produção de sentidos e de ressignificação em umaprática de prototipagem situada, analisando as transformações ocasionadas na situação de projetoabordada, bem como na visão do próprio projetista. Conclui-se que com o desenvolvimento doprocesso projetual, a situação modificou-se graças a diferentes interpretações e ressignificações porparte dos projetistas e de atores externos, corroborando assim, um grande potencial de produção desentidos na prototipagem.

Artigo completo:

As a space for the production of meanings, the proposition of new realities, innovation andtransformation, key strategic features are noted in the strategic design, such as reflection andprospecting. In this sense, prototyping is visualized as a design process, which presupposes theincompleteness of the prototype, an eternal opening that leads to constant new interpretations,visions and resignifications. The article intends to analyze the production of meanings and reframingin a situated prototyping practice, analyzing the transformations caused in the project situationaddressed, as well as in the vision of the designer himself. It is concluded that with the developmentof the design process, the situation changed thanks to different interpretations and reinterpretationsby designers and external actors, thus corroborating a great potential for the production of meaningsin prototyping.

Palavras-chave: Produção de sentidos; Prototipagem; Design Estratégico; Corporeidade;,

Palavras-chave: Production of meanings; Prototyping; Strategic Design; Corporeality;,

DOI: 10.5151/cid2020-17

Referências bibliográficas
  • [1] FONTANILLE, Jacques. Significação e visualidade – exercícios práticos. Porto Alegre: Sulina, 2005
  • [2] JIMÉNEZ, Corsín. The prototype: More than many and less than one. Journal of Cultural Economy, 7(4): 381-398, december, 2013.
  • [3] MERONI, A. Strategic Design: where are we now? Reflection around the foundations of a recent discipline. Strategic Design Research Journal, São Leopoldo, 1(1):31-38 julho – dezembro, 2008.
  • [4] MEYER, Guilherme. A experimentação como espaço ambivalente de antecipação e controvérsias. Design Studies, Rio de Janeiro, v. 26, n.1: 29-47, 2018.
  • [5] MEYER, Guilherme. O caráter último-primeiro do protótipo. In: Design Culture Symposium, Porto Alegre, Unisinos, 2018.
  • [6] ZINGALE, Salvatore. Qual a semiótica para o design? A via pragmatista e a construção de uma semiótica do projeto. In: DE MORAES, Dijon. Caderno de estudos avançados em design. Barbacena: EDUEME, 201
  • [7] ZURLO, Francesco. Design Strategico. In: XXI Secolo, vol. IV, Gli spazi e le arti. Roma: Enciclopedia Treccani, 2010.
Como citar:

Figuereido, Natálya Duhart; "Análise semiótica da prototipagem: o protótipoenquanto processo projetual em constanteressignificação", p. 209-220 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cid2020-17

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações