Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

ANÁLISE QUALITATIVA DO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇO DE SAÚDE DO HOSPITAL REGIONAL PÚBLICO DO LESTE, PARAGOMINAS-PA.

Pereira, Lucimar Costa ; Viana, Lorena Saraiva ; Xavier, Maria Renata da Rocha ; Balbino, Maycon Viana ; Farias, Nayara do Socorro Nascimento ; Brasil, Mateus Henrique Trajano ;

Artigo Completo:

O avanço tecnológico provocou aumento na produção de bens de consumo duráveis e não duráveis, exigindo exploração constante dos recursos naturais, consequentemente provocando a formação de elevada quantidade de resíduos sólidos. O presente trabalho objetivou verificar in situ, a qualidade do Gerenciamento de Resíduos de serviço de saúde do Hospital Regional Público do Leste, localizado no município de Paragominas-PA, em consonância com a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) n. 306:2004 (BRASIL, 2004) que trata da melhor forma de gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde. A metodologia empregada foi observativa, sistemática, direta, qualitativa, in situ, com aplicação de um formulário aberto e associada a levantamento de dados documentais com recorte temporário compreendido entre 2003 a 2016. Para complemento desta foi aplicado um formulário aberto com questões relacionadas à gestão de resíduos de serviço de saúde. A Unidade de saúde possui um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS). Os resíduos são coletados por funcionários treinados, utilizando equipamentos de proteção individual (EPI). Os resíduos coletados são: infectantes, material reciclável e orgânico. O material infectante é transportado duas vezes na semana e tratado por uma empresa terceirizada denominada “Preserve, coleta de resíduos”. Estes resíduos são incinerados e, posteriormente analisados quimicamente com o intuito de verificar-se o grau de periculosidade das cinzas. Os materiais que apresentarem componentes perigosos são encaminhados para a cidade de Brasília- DF e os que não representarem riscos são transportados para o aterro sanitário da própria empresa. Os resíduos recicláveis e orgânicos são retirados externamente por veículos da prefeitura. A Unidade de Saúde cumpre com as etapas de coleta, segregação, acondicionamento, transporte interno, transporte externo e destinação final) exigidas pelo Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde, estando em consonância com a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) n. 306:2004.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Resoluções, Material, Coleta,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/xveneeamb-156

Referências bibliográficas
  • [1] BRASIL. Resolução RDC n° 306, de 7 de dezembro de 2004. Dispõe sobre o Regulamento Técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde.
  • [2] IDESP. Instituto de Desenvolvimento econômico, social e ambiental do Pará. Estatística Municipal: Paragominas. Belém, 2014. Disponível em:. Acesso em 24 mar. 2016.
  • [3] MARTINS, H. D.;et al. Mapeamento da cobertura do solo de Paragominas-PA com imagens de satélite de alta resolução: aplicações para o Cadastro Ambiental Rural (CAR). In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO - SBSR, 16., 2013, Belém. Anais. Foz do Iguaçú: Inpe, 201 p. 1283 - 1290. Disponível em: . Acesso em: 23 ago. 2016.
  • [4] NBR, ABNT. 10004:200 Resíduos Sólidos: Classificação. Rio de janeiro: ABNT, 200
  • [5] PEREIRA, J.T. N. Gerenciamento do Lixo Urbano: Aspectos Técnicos e Operacionais. Viçosa: Ufv, 2006. 163 p.
  • [6] RIBEIRO, D. V.; MORELLI, M.R. Resíduos Sólidos: Problema ou Oportunidade. .Rio de Janeiro: Interciência, 2009. 135 p.
  • [7] SCHNEIDER, V. E.; STEDILE, N. L. R.; BIGOLIN, M.; PAIZ, J. C. Sistema de Informações Gerenciais (SIG): ferramenta de monitoramento do gerenciamento de resíduos de serviços de saúde (RSS) e dos custos de tratamento. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, São Paulo, v.2, n. 1, p. 166-188, mai. 2013, semestral.
  • [8] MOREIRA, I.G.; YAMANE, L.H.; SIMAN, R.R.; análise quali-quantitativa dos resíduos gerados em enfermaria do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória, Espírito Santo. Revista de Ciências Ambientais, Canoas, v.9, n.2, p. 23-35, 2015.
  • [9] SCHNEIDER, V. E. et al. Manual de gerenciamento de resíduos sólidos em serviços de saúde. 2. ed. rev. e ampl. Caxias do Sul, RS: EDUCS, 2004.
Como citar:

Pereira, Lucimar Costa; Viana, Lorena Saraiva; Xavier, Maria Renata da Rocha; Balbino, Maycon Viana; Farias, Nayara do Socorro Nascimento; Brasil, Mateus Henrique Trajano; "ANÁLISE QUALITATIVA DO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇO DE SAÚDE DO HOSPITAL REGIONAL PÚBLICO DO LESTE, PARAGOMINAS-PA.", p. 1552-1560 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/xveneeamb-156

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações