Novembro 2021 vol. 9 num. 4 - I Seminário de Pesquisa PPGDesign

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Análise qualitativa de jogos de tabuleiro visando auxiliar na criação de um framework para a versão digital de um jogo voltado à educação patrimonial

Análise qualitativa de jogos de tabuleiro visando auxiliar na criação de um framework para a versão digital de um jogo voltado à educação patrimonial

Silva, Flávio Barbosa da ; Coutinho, Solange Galvão ; Miranda, Eva Rolim ;

Artigo:

Este artigo apresenta os resultados de um estudo para as definições de parâmetros a serem aplicados no desenvolvimento da estrutura editável de um jogo digital, objeto de pesquisa de doutorado. Busca explorar a utilização de um artefato gráfico digital como uma estratégia participativa de educar para a preservação cultural. A pesquisa prevê a realização de um estudo de campo com desenvolvimento e teste de um framework editável do Jogo do Patrimônio Digital Versão Beta . Durante o refinamento da metodologia foi necessário conhecer mais esse universo e encontrar características a serem aplicadas na nova versão. Para tanto, foi realizada uma análise qualitativa de 25 jogos de tabuleiro (14 em versões digitais). Resultados apontam que produzir jogos envolve, para além da técnica, a produção de narrativas.

Artigo:

Este artigo apresenta os resultados de um estudo para as definições de parâmetros a serem aplicados no desenvolvimento da estrutura editável de um jogo digital, objeto de pesquisa de doutorado. Busca explorar a utilização de um artefato gráfico digital como uma estratégia participativa de educar para a preservação cultural. A pesquisa prevê a realização de um estudo de campo com desenvolvimento e teste de um framework editável do Jogo do Patrimônio Digital Versão Beta . Durante o refinamento da metodologia foi necessário conhecer mais esse universo e encontrar características a serem aplicadas na nova versão. Para tanto, foi realizada uma análise qualitativa de 25 jogos de tabuleiro (14 em versões digitais). Resultados apontam que produzir jogos envolve, para além da técnica, a produção de narrativas.

Palavras-chave: Análise qualitativa; Educação; Framework; Design da Informação; Jogo,

Palavras-chave: Análise qualitativa; Educação; Framework; Design da Informação; Jogo,

DOI: 10.5151/isspppgdesign-14

Referências bibliográficas
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  • [4] DUARTE, Luis Cláudio S. Jogos de Tabuleiro no Design de Jogos Digitais. Proceedings of SBGames 2012, p. 132-137.
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  • [7] VASCONCELOS, Elaine da Silva; ROCHA, Ithiara Fernandes; SILVA, Jaqueline Patrício da; CEZAR, Katiusca Lima; SOARES, Paulenice de Sousa; MOREIRA, Thamires dos Santos; LORENZO, Jorge Gonçalo Fernandez; SANTOS, Márcia de Lourdes Bezerra dos. Jogos: uma forma lúdica de ensinar. VII CONNEPI Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação. Palmas. 2012.
Como citar:

Silva, Flávio Barbosa da; Coutinho, Solange Galvão; Miranda, Eva Rolim; "Análise qualitativa de jogos de tabuleiro visando auxiliar na criação de um framework para a versão digital de um jogo voltado à educação patrimonial", p. 134-142 . In: Anais do I Seminário de Pesquisa PPGDesign . São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/isspppgdesign-14

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