Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

ANÁLISE QUALITATIVA DA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE PARAGOMINAS-PA

Viana Lorena Saraiva (), ; Pereira, Lucimar Costa ; Xavier, Maria Renata da Rocha ; Balbino, Maycon Viana ; Farias, Nayara do Socorro Nascimento ;

Artigo Completo:

A presença de uma quantidade significativa de resíduos no meio ambiente representa grandes ameaças na qualidade do mesmo, necessitando dessa forma de uma gestão adequada de resíduos, que priorize a não geração, minimização e o reaproveitamento dos resíduos, com o objetivo de impedir os efeitos adversos sobre o meio ambiente. O presente trabalho objetivou realizar uma análise qualitativa sistemática da gestão dos resíduos sólidos no município de Paragominas-Pará com base na política nacional de Resíduos Sólidos, no plano estadual de gestão integrada de resíduos sólidos e no plano diretor de urbanismo do município. A prática de trabalho adotada neste estudo, foi através de entrevistas com atores sociais ligados a gestão de resíduos sólidos no município de Paragominas, complementada por uma avaliação crítica das respostas dos entrevistados com base no conteúdo das legislações referentes a gestão de resíduos. A gestão integrada de resíduos sólidos não é realizada no município de Paragominas, e é comumente confundida com o gerenciamento de resíduos sólidos. O mesmo ainda não apresenta a praticidade da coleta seletiva. Entretanto, já obteve a aprovação de um programa de coleta seletiva pelo Governo Federal. O município de Paragominas conta atualmente com duas cooperativas de resíduos sólidos, uma de resíduos secos e outra de resíduos orgânicos no condomínio. A partir da análise efetivada por meio de entrevistas com atores sociais ligados à gestão de resíduos sólidos no município de Paragominas e no estudo das Legislações pertinentes à gestão integrada de resíduos sólidos, verificou-se que o município desempenha uma gestão que não está em consonância total com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Cooperativa, Municípios, Legislações,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/xveneeamb-225

Referências bibliográficas
  • [1] BRASIL. Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Presidência da República Casa Civil: Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília, 2 ago. 2010.
  • [2] GÓES, Helivia Costa. Coleta seletiva, planejamento municipal e a gestão de resíduos sólidos urbanos em Macapá/AP. Planeta Amazônia: Revista Internacional de Direito Ambiental e Políticas Públicas, Macapá, v. 3, n. 2, p.45-60, fev. 2011. Disponível em: . Acesso em: 28 set. 2016.
  • [3] MESQUITA, J. M.de J. Gestão integrada de resíduos sólidos. Coordenação de Karin Segala. – Rio de Janeiro: IBAM, 2007. 40 p.
  • [4] NBR, ABNT. 10004:200 Resíduos Sólidos: Classificação. Rio de janeiro: ABNT, 200
  • [5] PARAGOMINAS. Lei n° 765 de 2011. Institui o Código Ambiental Municipal – CAM, contendo a Política e o Sistema Municipal de Meio Ambiente de Paragominas e dá outras providências. Câmara Municipal de Paragominas.
  • [6] PARAGOMINAS. Lei nº 597, de 4 de outubro de 200 Institui o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano do município de Paragominas e dá outras providências. Prefeitura Municipal de Paragominas.
  • [7] PEREIRA, J.T.N. Gerenciamento do Lixo Urbano: Aspectos Técnicos e Operacionais. Viçosa: UFV, 2006. 163 p. PNRS. Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Brasília. 2012. Ministério Do Meio Ambiente. Disponível em:< http://www.mma.gov.br/pol%C3%ADtica-de-res%C3%ADduos-s%C3%B3lidos>. Acesso em: 28 set. 2016.
  • [8] SCHNEIDER, V.T. Plano de Gerenciamento de Resíduos de Saúde do HUBFS. Belém, 2009. Disponível em:https://intranet.univates.br/tecnicos/media/artigos/Vanessa_Scheneider.pdf.Acesso em: 25 ago. 2016.
Como citar:

Viana Lorena Saraiva (), ; Pereira, Lucimar Costa; Xavier, Maria Renata da Rocha; Balbino, Maycon Viana; Farias, Nayara do Socorro Nascimento; "ANÁLISE QUALITATIVA DA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE PARAGOMINAS-PA", p. 2242-2251 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/xveneeamb-225

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações