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ANÁLISE POSTURAL NO TRABALHO DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

MORO, Jeanne; STEFFEN, Luna; KAVISKI, Francine; FRANCHINI, Aline; CATAI, Rodrigo Eduardo;

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Professores são profissionais expostos a esforços de baixa carga e desenvolvem suas atividades de forma dinâmica e repetitiva. O presente artigo tem como objetivo fazer uma análise dos desvios posturais de professores do ensino superior, por meio de avaliações posturais utilizando o software RULA e a análise de dores musculares através do diagrama de dor/desconforto – Diagrama de Corlett. Foram analisados cinco professores durante uma aula individual com período em média de duas horas para cada professor. A partir da aplicação do Diagrama de Corlett, foram identificados que alguns professores apresentam desconforto em membros superiores e tronco de intensidade variada.

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DOI: 10.5151/engpro-conaerg2016-7763

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Como citar:

MORO, Jeanne; STEFFEN, Luna; KAVISKI, Francine; FRANCHINI, Aline; CATAI, Rodrigo Eduardo; "ANÁLISE POSTURAL NO TRABALHO DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR", p. 549-559 . In: 1º Congresso Internacional de Ergonomia Aplicada [=Blucher Engineering Proceedings, v.3 n.3]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-conaerg2016-7763

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