Setembro 2018 vol. 1 num. 5 - XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Pôster - Open Access.

Idioma principal

ANÁLISE NUMÉRICA DA QUEDA DE PRESSÃO E DO RENDIMENTO DO PROCESSO EM RISERS INDUSTRIAIS DE FCC COM DEFLETOR E SEM DEFLETOR

BRITO, R. P ; ARMELLINI, V ; PELISSARI, D. C ; MARTIGNONI, W ; MORI, M ;

Pôster:

O padrão de escoamento conhecido como core-annulus, presente em risers de FCC, causa queda no rendimento do processo e aumento da querda de pressão. O uso de defletores em risers de FCC tem despertado o interesse dos pesquisadores com o propósito de minimizar o acúmulo de partículas sólidas na parede e garantir uma melhor distribuição e uniformidade entre as fases dentro de um riser de FCC. Desta forma, o principal objetivo deste trabalho consistiu em avaliar a influência do uso de produtos através de derramentas CFD. Foram realizadas simulações numéricas em um riser industrial sem defletor e um riser industrial com defletor. Os resultados obtidos mostram que a estrutura defletora no riser foi capaz de quebrar o annulus e distribuir o catalisador acumulado na parede para o centro do riser proporcionando uma maior interação da fase sólida com a fase gasaso e, consequentemente, maior conversão da carga. Todavia, os resultados também apontam um aumento da querda de pressão no sistema em virtude do estrangulamento da área do riser onde foi inserido defletor. Apesar disso, proporcionalmente, o aumento da conversão de produtos obtida foi maior que o aumento da queda de pressão no sistema.

Pôster:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cobeq2018-PT.0337

Referências bibliográficas
Como citar:

BRITO, R. P; ARMELLINI, V; PELISSARI, D. C; MARTIGNONI, W; MORI, M; "ANÁLISE NUMÉRICA DA QUEDA DE PRESSÃO E DO RENDIMENTO DO PROCESSO EM RISERS INDUSTRIAIS DE FCC COM DEFLETOR E SEM DEFLETOR", p. 1273-1276 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobeq2018-PT.0337

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações