Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

Análise macroergonômica em indústrias de moda com produção descentralizada: uma revisão bibliográfica

Bischoff, Bruna M. ; Scoz, Murilo ;

Artigo completo:

A presente pesquisa discute o emprego de métodosde análise macroergonômica em empresas de manufatura de moda, dando ênfase àrelação comunicacional entre os setores de criação e produção, quando afabricação se dá de forma descentralizada e/ou terceirizada. As buscas serealizaram nos bancos de dados da SCOPUS (Elsevier), do Portal de Periódicos daCAPES/MEC e, do Google. Apenas um dos estudos encontrados aborda diretamente aaplicação de métodos macroergonômicos para diagnósticos em empresas de moda,porém sua abordagem resultou em propostas de melhorias voltadas principalmenteaos aspectos físicos dos postos de trabalho na fábrica. Sugere-se realizar maisestudos no âmbito da ergonomia organizacional aplicada à indústria dovestuário, de modo a avaliar de uma maneira mais ampla aspectos relacionados àcomunicação interna e possíveis entraves decorrentes da descentralização daprodução.

Artigo completo:

Palavras-chave: Macroergonomia, moda, produção descentralizada, terceirização,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-020

Referências bibliográficas
  • [1] ARAÚJO, M. Tecnologia do Vestuário. Fundação Calouste Gulbenkian: Lisboa, 1996. CNI, CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA. Terceirização é estratégica para eficiência e competitividade da indústria. 2015. Disponível em: . Acesso em: 24 mar. 2017.
Como citar:

Bischoff, Bruna M.; Scoz, Murilo; "Análise macroergonômica em indústrias de moda com produção descentralizada: uma revisão bibliográfica ", p. 222-231 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-020

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações