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Análise gráfica de apelos visuais em embalagens de cereais para o público infantil sob a perspectiva do design da informação

Graphical analysis of visual appeals on cereal packaging for children from the perspective of information design

Gomes, Amanda Rutiquewiski; Spinillo, Carla Galvão;

Artigo completo:

O consumo de ultraprocessados com baixo teor nutricional é uma adversidade para a promoção da saúde no Brasil. As crianças constituem um dos públicos mais afetados, pois a ingestão desses alimentos pode levar a obesidade infantil, um dos mais graves problemas de saúde do século 21. Para compreender as causas desse consumo em excesso, pesquisas têm tratado de apelos visuais, como personagens, nas embalagens. Entretanto, a caracterização gráfica desses elementos ainda é pouco explorada. Diante disso, este artigo apresenta um estudo sobre a configuração gráfica de apelos visuais na face frontal de cereais matinais infantis (ultraprocessados) sob a perspectiva do design da informação. Para isso, foi realizada análise de 60 faces frontais coletadas em Curitiba/Paraná. Observou-se: categorização dos apelos; propriedades sintáticas; retórica e significado interativo nas imagens. Os dados apurados foram examinados quantitativamente para a determinação de tendências. Encontraram-se 346 apelos, sobretudo pictóricos (n=138). Destes, todas as embalagens apresentam a imagem do cereal em hipérbole e apenas 38 utilizam personagens, a maioria personificados (n=36). Quanto ao significado interativo dos personagens, constatou-se o contato de demanda (n=28), no qual a figura olha para o observador; e em enquadramento frontal com atitude de igualdade (n=38) entre representação e consumidor. Conclui-se que a imagem do alimento em hipérbole é o recurso mais recorrente nas embalagens de ultraprocessados para crianças. Até onde pode-se constatar, este resultado diverge da literatura corrente, focada em personagens/mascotes. Espera-se que, futuramente, pesquisas de design possam contribuir para regulamentação própria sobre o tema, auxiliando a promoção da alimentação saudável.

Artigo completo:

The consumption of ultra-processed food with low nutritional value is an adversity in health promotion in Brazil. Children are one of the most affected audiences as these foods can lead to childhood obesity, one of the most serious health problems of the 21st century. To understand the causes of this consumption in excess, studies researched visual appeals, such as characters, in packaging. However, the graphic characterization of these elements is still little explored. Therefore, this article presents an analysis of the graphic configuration of visual appeals on the front side of infant ultra-processed cereal packaging from the perspective of information design. For that, an analysis of 60 samples collected in Curitiba/Paraná/ Brazil was performed. It was observed: categorization of appeals; syntactic properties; rhetoric and interactive meaning of the images. The data were examined quantitatively for the determination of trends. A total of 346 appeals were found, mainly pictorial (n=138). All the packages presented the image of the cereal in hyperbole and only 38 used characters, most of them personified (n=36). As for the characters interactive meaning, it was verified the contact of demand (n=28), in which the figure looks at the observer; and the attitude of equality (n=38) between representation and consumer. It’s concluded that the image of food in hyperbole is the most recurrent feature in ultra-processed food packaging for children, contrasting with the current literature, focused on characters/mascots. It’s hoped that, in the future, design researches may contribute to proper regulation on the subject, helping promote healthy eating.

Palavras-chave: embalagem de alimentos, apelos visuais, alimentação infantil, linguagem gráfica, design da informação,

Palavras-chave: food packaging, visual appeals, infant feeding, graphic language, information design,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-1.0171

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Como citar:

Gomes, Amanda Rutiquewiski; Spinillo, Carla Galvão; "Análise gráfica de apelos visuais em embalagens de cereais para o público infantil sob a perspectiva do design da informação", p. 162-171 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-1.0171

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