Artigo - Open Access.

Idioma principal

ANÁLISE EXPERIMENTAL DO TEMPO DE MISTURA NA AGITAÇÃO DE FLUIDOS NEWTONIANOS EM TANQUE EQUIPADO COM IMPULSOR RADIAL TURBINA

EXPERIMENTAL ANALYSIS OF MIXING TIME IN THE AGITATION OF NEWTONIAN FLUIDS IN A TANK EQUIPPED WITH RUSHTON TURBINE

SANTOS, BRENO DANTAS ; ROSA, VITOR DA SILVA ; GARCIA, ISADORA GANANçA ; SILVA, JULIANA SANCHES DA ; PITTA, FELIPE ; , ;

Artigo:

Nas indústrias químicas e petroquímicas a agitação de fluidos newtonianos em tanques com impulsores mecânicos tem ampla aplicação como armazenadores, trocadores de calor, extratores, reatores químicos, destiladores e flotadores. Os principais parâmetros de projeto são o tempo de mistura e potência consumida, porém a literatura é escassa de informações que predizem as variáveis supracitadas com fluidos newtonianos. O estudo teve por objetivo analisar experimentalmente o tempo de mistura na agitação de fluidos newtonianos em tanque equipado com impulsores mecânicos. A unidade experimental possui um tanque com volume útil de 10 litros, um motor elétrico com potência de um 1 hp, 1 chicana padrão sem orifícios, 1 chicana modificada com 120 orifícios e 1 impulsor radial tipo turbina com 6 pás planas. Os fluidos utilizados foram água, solução de sacarose a 20% e 50% e glicerina. Constatou-se que para Reynolds entre 100 e 3000, o uso das chicanas sem orifícios fornecem os menores tempo de mistura e para Reynolds entre 3000 e 100000, as chicanas com orifícios foram mais eficazes.

Artigo:

Palavras-chave: TEMPO DE MISTURA, TURBINA RUSHTON, TANQUE COM AGITAçãO,

Palavras-chave: MIXING TIME, RUSHTON TURBINE, STIRRED TANK,

DOI: 10.5151/cobecic2019-FTSP8

Referências bibliográficas
Como citar:

SANTOS, BRENO DANTAS; ROSA, VITOR DA SILVA; GARCIA, ISADORA GANANçA; SILVA, JULIANA SANCHES DA; PITTA, FELIPE; , ; "ANÁLISE EXPERIMENTAL DO TEMPO DE MISTURA NA AGITAÇÃO DE FLUIDOS NEWTONIANOS EM TANQUE EQUIPADO COM IMPULSOR RADIAL TURBINA", p. 2457-2463 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-FTSP8

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações