Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

ANÁLISE EXERGÉTICA DE UM CICLO RANKINE EM CONDIÇÕES SUPERCRÍTICAS UTILIZANDO A EQUAÇÃO DE ESTADO DE PENG-ROBINSON E FERRAMENTAS DO MATLAB (GUI)

FERRAZ, J. V. L. R. ; CASTILLO, P. F. ARCE ;

Artigo Completo:

O presente trabalho tem como objetivo analisar, de um ponto de vista exergético, ciclos de potência Rankine em condições de operação sub e supercrítica, focando tal análise na contribuição exergética de cada corrente, de forma que é calculada a diferença de propriedades termodinâmicas de entrada e saída entre cada equipamento. Para o cálculo das propriedades termodinâmicas (entalpia, entropia e exergia), foram utilizadas as funções de partida, obtidas a partir da Equação de Estado de Peng-Robinson e fazendo uso de ferramentas gráficas do MatLab (GUI). Os resultados do rendimento termodinâmico e da exergia de cada corrente indicam que há uma melhora significativa no rendimento do ciclo quando são usados fluidos supercríticos, o que torna interessante estudos posteriores que visem melhorar a eficiência dos equipamentos industriais ou modificar o fluido de operação, de forma a tornar o desempenho geral de geração de potência ainda melhor.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Rankine,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2017-033

Referências bibliográficas
  • [1] ALMEIDA, A. F. Análise exergética dos ciclos rankine e combinado com gaseificação integrada operados a carvão mineral. 201 100 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica (COPPE), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 201
  • [2] DINCER, I.; ROSEN, M. A. Exergy: Energy, Environment and Sustainable Development. Elsevier, 2007.
  • [3] HANNAY, J. B.; HOGARTH, J.; On the Solubility of Solids in Gases. Londres, Royal Society of London, 1879
  • [4] PENG, D.Y.; ROBINSON, D.B.; A New Two-Constant Equation of State. Ind. Eng. Quim. Fundamen., 1976. p 59-6
Como citar:

FERRAZ, J. V. L. R.; CASTILLO, P. F. ARCE; "ANÁLISE EXERGÉTICA DE UM CICLO RANKINE EM CONDIÇÕES SUPERCRÍTICAS UTILIZANDO A EQUAÇÃO DE ESTADO DE PENG-ROBINSON E FERRAMENTAS DO MATLAB (GUI)", p. 191-196 . In: Anais do XII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.4]. ISSN Impresso: 2446-8711. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2017-033

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações