Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

ANÁLISE ERGONÔMICA DE UM FERRO DE PASSAR SEM FIO DESENVOLVIDO COM ÊNFASE NO DESIGN EMOCIONAL

ERGONOMIC ANALYSIS OF A PASS WITHOUT IRON WIRE DEVELOPED WITH EMPHASIS ON EMOTIONAL DESIGN

SILVA, Rachel de Oliveira Queiroz ;

Artigo:

Esse artigo trata de parte de um projeto que teve como objetivo o desenvolvimento de um ferro de passar roupas sem fio com ênfase no design emocional. Esse relato tem o objetivo de apresentar a metodologia de análise ergonômica, bem como seus resultados. Por fim, é apontada uma relação entre os insumos da análise, as partes do produto e as tarefas em que estão relacionadas.

Artigo:

This article is part of a project that aimed to develop an iron wireless clothing with emphasis on emotional design . This report aims to present the ergonomic analysis methodology and its results . Finally, it is pointed out a relationship between the analysis of inputs , parts of the product and the tasks that are related .

Palavras-chave: Ergonomia, Usabilidade, Ferro de Passar., Ergonomics ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/15ergodesign-83-E133

Referências bibliográficas
  • [1] ARNO. Ferros para Cuidados com Suas Roupas. Disponível em: Andlt;http://www.arno.com.br/ produtos/cuidados-suas-roupas/ferros/12/Andgt;. Acesso em: 12 de fev. de 2009.
  • [2] BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. ed. Tradução: Itiro Iida. São Paulo: Edgard Blücher, 2001.
  • [3] BLACKANDDECKER. Roupa e Limpeza. Disponível em: Andlt;http://www.blackanddecker.com.br/ bdprod/cata/grupo.asp?idGrup=ROUPAndgt;. Acesso em: 12 de fev. de 2009.
  • [4] BOMFIM, Gustavo A. Metodologia para desenvolvimento de projetos. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 1995.
  • [5] BOTTON, Alain de. A arquitetura da Felicidade. Rio de Janeiro: Ed. Rocco, 2007.
  • [6] CORREIA, Walter F. Marques ; SOARES, Marcelo M. Usabilidade e acidentes em produtos de consumo: um estudo na cidade de Recife, PE. Universidade Federal de Pernambuco, 2003.
  • [7] DAMÁSIO, António R. O Erro de Descartes: Emoção, Razão e o Cérebro Humano. Companhia das Letras, São Paulo, 1996.
  • [8] DAMAZIO, Vera. Artefatos de Memória da Vida Cotidiana - um Olhar sobre as Coisas que Fazem Bem Lembrar, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2006.
  • [9] DAMAZIO, Vera. Algumas considerações sobre a relação emocional entre as pessoas e o entorno projetado. Departamento de Artes, PUC - Rio. 2006.
  • [10] DE MORAES, Anamaria. Ergonomia e Usabilidade – parâmetros fundamentais para garantir a segurança e o conforto dos usuários. Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sis-temas Humano -Tecnologia – UFRJ, 2006.
  • [11] GOMES FILHO, João. Design do Objeto: Bases Conceituais. Editora. Escrituras, São Paulo, 2006.
  • [12] GOMES FILHO, João. Ergonomia do Objeto: Sistema Técnico de Leitura Ergonômica. Editora Escrituras, São Paulo, 2007.
  • [13] HANCOCK, P.; PEPE, A.; MURPHY, L. Hedonomics: The power of positive and Pleasurable Ergonomics. In: Ergonomics in Design. Winter, v. 13, n. 1, p. 8-14, 2005.
  • [14] IIDA, Itiro. Ergonomia, Projeto e Produção. São Paulo: Editora: Edgard Blücher Ltda, 1998.
  • [15] IIDA, Itiro; MÜHLENBERG, Poema. O Bom e o Bonito em Design. Universidade de Brasília, 2006.
  • [16] INMETRO. Ferro Elétrico de Passar Roupa. Disponível em: Andlt;http://www.inmetro.gov.br/ consumidor/produtos/ferroeletrico.aspAndgt;. Acesso em: 15 de mar. de 2009.
  • [17] JORDAN, Patrick W. Entrevista com Patrick W. Jordan, URL: Andlt;http://www.design-emotion.com /2006/12/04/getting-emotional-with-pat-jordan/Andgt;. Acesso em: 15 de mar. de 2009.
  • [18] LIMA, Marco A. M. Introdução aos Materiais e Processos para Designers. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna LTDA, 2006.
  • [19] LÖBACH, Bernd. Design industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo, Edgard Blucher, 2001.
  • [20] MEDEIROS, Wellington Gomes de. Apostila Introdução à Teoria da Informação e à Semiótica. Universidade Federal de Campina Grande, Unidade Acadêmica de Desenho Industrial, 2002.
  • [21] MEDEIROS, Wellington Gomes de. Dimensões denotativa e conotativa da forma em embalagens estruturais, 3rd Design Research International Conference, Rio de Janeiro, 2005.
  • [22] MEDEIROS, Wellington Gomes de. Interação Significante (IS): Dimensão Semântica da Interação de Usuários com Produtos. 7º Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Design - Paraná, 2006.
  • [23] MEYER, Guilherme C.; MATTEDI, Marcos A. Sociedade e Objeto, as Influências de um sobre o outro. 7º Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Design - Paraná, 2006.
  • [24] MONT’ALVÃO, Claudia; DAMAZIO, Vera (Orgs.). Design, ergonomia e emoção. Rio de janeiro: Mauad X e FAPERJ, 2008.
  • [25] NIEMEYER, Lucy. Elementos de Semiótica Aplicados ao Design, Rio de Janeiro: 2AB Série Design, 2003.
  • [26] NORMAN, Donald A. Design Emocional: por que adoramos (ou detestamos) os objetos do dia-a-dia. Tradução de Ana Deiró. Rio de Janeiro: Rocco, 2008. Título original: Emotional Design - Why We Love (or Hate) Everyday Things.
  • [27] PHILIPS WALITA. Ferro de passar roupa. Disponível em: Andlt;http://www.consumer.philips.com/ consumer/pt/br/walita/ce/p/consumer/consumer_landing_pageAndgt;. Acesso em: 12 de fev. de 2009.
  • [28] TILLEY, Alvin R. As Medidas do Homem e da Mulher - Fatores humanos em design. Henry Dreyfuss Associates. Tradução: Alexandre Salvaterra. Porto Alegre: Bookman, 2005.
  • [29] VELLOSO, Verônica P. A eletricidade no Brasil sob a perspectiva da história social. Departamento de Pesquisa da Casa de Oswaldo Cruz – Fiocruz, 2002.
Como citar:

SILVA, Rachel de Oliveira Queiroz; "ANÁLISE ERGONÔMICA DE UM FERRO DE PASSAR SEM FIO DESENVOLVIDO COM ÊNFASE NO DESIGN EMOCIONAL", p. 634-645 . In: Anais do 15º Ergodesign & Usihc [=Blucher Design Proceedings, vol. 2, num. 1]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/15ergodesign-83-E133

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações