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ANÁLISE ERGONÔMICA APLICADA NAS SALAS DESENHO TÉCNICO E PROJETO DO ENSINO SUPERIOR: PROPOSTA SALA MODELO

ALVES, Karla Laiany de Lima; TEIXEIRA, Gustavo Aguillar; REGO, Byanca Souza; BRÍGIDO, Beliza Soares Ferraz;

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A existência de lacunas nas aplicações e adequações ergonômicas em ambientes de ensino pode dificultar ou inviabilizar o processo de aprendizagem. Deste modo, este trabalho teve por objetivo analisar ergonomicamente uma sala de pranchetas em uma Instituição de Ensino Superior, sob a ótica da Metodologia de Avaliação Ergonômica do Ambiente Construído (MEAC), proposta por Villarouco (2008), juntamente com a aplicação de conhecimentos da antropometria e da biomecânica ocupacional, buscando resultados que possam fornecer indicações e hipóteses satisfatórias para melhoria e adequação dos espaços utilizados no processo de ensino-aprendizagem de desenho técnico.

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DOI: 10.5151/engpro-conaerg2016-7774

Referências bibliográficas
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Como citar:

ALVES, Karla Laiany de Lima; TEIXEIRA, Gustavo Aguillar; REGO, Byanca Souza; BRÍGIDO, Beliza Soares Ferraz; "ANÁLISE ERGONÔMICA APLICADA NAS SALAS DESENHO TÉCNICO E PROJETO DO ENSINO SUPERIOR: PROPOSTA SALA MODELO", p. 560-572 . In: 1º Congresso Internacional de Ergonomia Aplicada [=Blucher Engineering Proceedings, v.3 n.3]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-conaerg2016-7774

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