Outubro 2021 vol. 7 num. 2 - IV Congresso de Escolas Médicas

Trabalho Epidemiológico - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DO SARAMPO NO BRASIL: HÁ MOTIVOS PARA PREOCUPAR?

ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DO SARAMPO NO BRASIL: HÁ MOTIVOS PARA PREOCUPAR?

Vilela , Maria Luisa Peres ; Araújo , Ricardo Cézare ; Carneiro , Giovana Alcino ; Morais, Naryanna Renata Arantes de ; Freitas, Daniela Ramos de ;

Trabalho Epidemiológico:

**Introdução: **O sarampo é uma doença infectocontagiosa aguda, causada por um vírus RNA pertencente ao gênero _Morbillivirus_, família _Paramyxoviridae_. Apresenta as manifestações clínicas divididas por períodos, sendo eles: prodrômico, exantemático e de descamação furfurácea. Sua principal medida de controle é a vacinação que deve ocorrer inicialmente aos 12 meses de idade com a aplicação da tríplice viral. Em 2016, o Brasil recebeu o certificado de eliminação da circulação do vírus pela Organização Pan-Americana da Saúde, todavia, voltou a ter surtos da doença no Amazonas e em Roraima. Ademais, por se tratar de uma doença de elevada transmissibilidade, é fundamental conhecer a situação epidemiológica e tomar medidas necessárias ao controle. **Objetivos: **Avaliar por tendência a cobertura nacional do Brasil das vacinas tetra viral e tríplice viral, no período de 2013 à 2018, sendo desta última, a primeira e segunda dose. **Metodologia:** Estudo descritivo a partir de dados secundários provenientes do SI-PNI da plataforma DATASUS dos anos de 2013 à 2018. Foram confrontados os dados das coberturas vacinais da tetra-viral, tríplice viral primeira dose e segunda dose. **Resultados:** A média da cobertura vacinal (CV) em todas as regiões do país foi de 20% menos do que o valor mínimo da meta (95%) estabelecida pelo Mistério da Saúde. As regiões que apresentaram valores mais baixos de CV durante o período foram o Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Além disso, os valores mais elevados foram observadas nos anos de 2013 e 2014, principalmente para a primeira dose da vacina tríplice viral; enquanto que os valores mínimos foram da vacina tetra viral, nos anos de 2013, 2015 para a região Norte. Não obstante, no ano de 2013, a cobertura nacional média da tetra viral ficou em torno de apenas 33% e se manteve baixa ao longo dos anos analisados, em torno de 64% no total. Os resultados indicam que aproximadamente 41 milhões do público alvo não foram vacinados neste período. **Conclusão: **A baixa cobertura vacinal no período analisado mostra uma relação causa e consequência com o surto de sarampo no país após a imigração de venezuelanos em 2017. Considerando que a maioria da população afetada pela doença é composta de crianças e lactentes, grupos mais frágeis, é necessário a alerta governamental à população quanto a importância da adesão as campanhas de vacinação e do prosseguimento para a segunda dose da vacina.

Trabalho Epidemiológico:

_

Palavras-chave: _,

Palavras-chave: _,

DOI: 10.5151/cesmed2019-13

Referências bibliográficas
  • [1] _
Como citar:

Vilela , Maria Luisa Peres; Araújo , Ricardo Cézare; Carneiro , Giovana Alcino; Morais, Naryanna Renata Arantes de; Freitas, Daniela Ramos de ; "ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DO SARAMPO NO BRASIL: HÁ MOTIVOS PARA PREOCUPAR?", p. 80-92 . In: Anais do V Congresso de Escolas Médicas. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/cesmed2019-13

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações