Blucher Design Proceedings
- Todas as edições
- Última edição
- Equipe de Produção
- ISSN 2318-6968
Análise dos elementos personalizáveis em GUIs de ferramentas de autoria de e-books no contexto da EaD: Contribuições para o design da informação
Analysis of the customizable elements in e-book authoring tools GUIs in the Distance Learning context: Information design contributions
Lima, Camila Santos de Castro e; Spinillo, Carla Galvão
Artigo completo:
A evolução e popularização dos recursos tecnológicos possibilita a inovação em diversas áreas da sociedade, incluindo a educação. Neste contexto a Educação a Distância é uma forma de ensino que permite aos usuários interagirem em tempo de locais diferentes, utilizando algum tipo de tecnologia. Com o crescimento da demanda dos cursos desta modalidade, percebe-se a necessidade de desenvolver objetos de aprendizagem que atendam às necessidades dos usuários. Os e-books são objetos de aprendizagem amplamente utilizados neste contexto e, para aprimorar o processo de produção destes recursos, as ferramentas de autoria de e-books mostram-se eficientes. Para o aperfeiçoamento destes softwares torna-se necessário o refinamento das interfaces gráficas, para que estas possam garantir uma boa interação e reduzir a complexidade, tornando clara para o usuário a informação. A personalização então pode ser utilizada para proporcionar estes aspectos, podendo promover uma maior autonomia ao usuário, maior compreensão das informações e maior motivação relacionada a interação, podendo ser utilizada para projetos centrados no usuário. Para este trabalho realizou-se a análise dos elementos de interfaces gráficas de três ferramentas de autoria de e-books: Pressbooks, Reedsy e SAITEBooker, com o objetivo de identificar a utilização de elementos personalizáveis em suas interfaces gráficas, bem como relacionar o tema personalização com a usabilidade e o design centrado no usuário mostrando assim sua relevância no contexto apresentado.
The evolution and popularization of technological resources enables innovation in several areas of society, including education. In this context distance learning is a way of learning that allows users to interact in time from different places using some type of technology. With the demand of e-courses growths there is a need to develop learning objects that meets users necessity. E-books are learning objects widely used on this context and to improve the production process of those materials authoring tools are efficient. For those softwares improvement it’s also necessary the improvement of graphic interfaces to guarantee a good interaction and to reduce complexity making the information clear to the users. Customization can be used to provide those aspects, promoting more autonomy, more information comprehension and motivation related with the interaction to the users and to develop user centered projects. For this work an analysis of graphic interface elements was made with three e-book authoring tools: Pressbooks, Reedsy and SAITEBooker, the objective was to identify the use of customizable elements on their graphic interfaces and also to relate customization, usability and user centered design themes showing their relevance to the presented context.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/9cidi-congic-4.0152
Referências bibliográficas
- [1] Abras, C., Maloney-Krichmar, D. & Preece, J. (2004). User-centered design. Bainbridge, W. Encyclopedia of Human-Computer Interaction. Thousand Oaks: Sage Publications, v. 37, n. 4, p.p 445-456.
- [2] Albergaria, E.; BAX, M. P., Prates, R. O. & Reis, Z. S. N. (2016). Identificando propriedades essenciais de registros eletrônicos de saúde. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, v.5, pp. 33-43.
- [3] Batista, C. R. (2008) Modelo e Diretrizes para o processo de design de interface web adaptativa. 158p. Tese (doutorado) Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis: PPGEGC/UFSC.
- [4] Barros, D. L. (2016). Criação de e-book como ferramenta de apoio à aprendizagem no ensino superior: uma análise dos elementos gráficos do design. 106 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
- [5] Camargo, L. S. de A. de, Vidotti & S. A. B. G.(2007) Personalização: um serviço mediador em ambientes de pesquisa. Transinformação. vol.19, n.3, pp. 251-264.
- [6] Censo EAD.BR (2018). Relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2017. ABED. Curitiba: InterSaberes.
- [7] Cybis, W., Betiol, A. H. & Faust, R. (2015). Ergonomia e usabilidade: conhecimentos, métodos e aplicações. 3ª ed. São Paulo: Novatec.
- [8] Damasceno, A. L., Galabo, R. J. & Soares Neto, C. S. (2014) Cacuriá: authoring tool for multimedia learning objects. In: Proceedings of the 20th Brazilian Symposium on Multimedia and the Web. ACM. pp. 59-66.
- [9] Garcia, P. T., Oliveira, A. E. F., Baesse, D. C. L., Pinho, J. R. O., Castro, E. F. C.; Silva, S. M., Prado, I. A. & Silva, H. D. C. (2015). Proposta de construção de design instrucional: concepção, elaboração e aspectos para produção de recursos multimídia da UNA-SUS/UFMA. In: CONAHPA, 7, 2015, Maranhão.
- [10] GRUPO SAITE. (2018). SAITEBooker.
- [11] Mayadas, A. F., BOURNE, John & Bacsich, P. Online education today. Science, v. 323, n. 5910, pp. 85-89, jan. Disponível em: <http://www.sciencemag.org/content/323/5910/85>. Acesso em: 20 mar. 2018.
- [12] Nelson, M. R. (2008). E-books in higher education: Nearing the end of the era of hype? EDUCAUSE Review, v. 43, n. 2, pp. 40-56.
- [13] NIELSEN NORMAN GROUP (2016). Customization vs. personalization in the user experience. Disponível em: <https://www.nngroup.com/articles/customization-personalization/?lm=customization&pt=article>. Acesso em: 15 jan. 2019.
- [14] Nogueira, L. L. (1996). Educação a distância. Comunicação e Educação. São Paulo, v.5, p. 34 - 39.
- [15] Leffa, V. J. (2006). Uma Ferramenta de autoria para o professor: o que é e o que faz. Letras de Hoje, p. 189-214. PUCRS, Porto Alegre.
- [16] Lindner, L. H., Ulbricht, V. R. & Palazzo, L. A. M. (2014). Análise da interface padrão do Oxwall como plataforma de rede social. Infodesign. São Paulo, v. 11, n. 1, p. 86 - 104.
- [17] Padovani, S. & Napo, P. R. (2015). Sistemas de navegação em smartphones: um guia teórico-prático de design. In Navegação em smartphones: uma abordagem centrada no usuário (relatório final de projeto | CNPq 300641/2012-5). Curitiba: UFPR. pp. 63.
- [18] Renda, M. E. & Straccia, U. A. (2005). personalized collaborative digital library enviroment: a model and a application. Information Processing & Management, 41, p.5-21.
- [19] Rocha, H. V. & Baranauskas, M. C. C. (2003). Design e avaliação de interfaces Humano-computador. Campinas, SP: NIE/UNICAMP.
- [20] Santa Rosa, J. G. & Moraes, A. (2008) Avaliação e projeto no design de interfaces. 1 ed. Teresópolis, RJ. Editora: 2AB.
- [21] Spinillo C. G., Silva C. H., Oliveira, A. E. F., Rabelo D. J. L., Rabelo A. M. O. (2018) The Design of the SaiteBooker: An Authoring Tool for E-books for Health Distance Learning Courses in Brazil. In: Marcus A., Wang W. (eds) Design, User Experience, and Usability: Users, Contexts and Case Studies. DUXU 2018. Lecture Notes in Computer Science, v. 10920. Springer, Cham.
Como citar:
Lima, Camila Santos de Castro e; Spinillo, Carla Galvão; "Análise dos elementos personalizáveis em GUIs de ferramentas de autoria de e-books no contexto da EaD: Contribuições para o design da informação", p-1678-1691.
In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação.
São Paulo: Blucher,
2019.
ISSN 23186968,
DOI 10.5151/9cidi-congic-4.0152
últimos 30 dias
100
downloads
1
visualizações
5
indexações
Sou autor desse trabalho
Você é citado neste trabalho?
Exportar citação - RefWork (RIS)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
TY - CONF T1 - Análise dos elementos personalizáveis em GUIs de ferramentas de autoria de e-books no contexto da EaD: Contribuições para o design da informação JO - Blucher Design Proceedings VL - 6 IS - 4 SP - 1678 EP - 1691 PY - 2019 T2 - 9° Congresso Internacional de Design da Informação AU - , SN - 23186968 DO - http://dx.doi.org/10.5151/9cidi-congic-4.0152 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/anlise-dos-elementos-personalizveis-em-guis-de-ferramentas-de-autoria-de-e-books-no-contexto-da-ead-contribuies-para-o-design-da-informao-33751 KW - ER -
Exportar citação - BibTeX(BIB)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
@article{Lima20144,
title="Análise dos elementos personalizáveis em GUIs de ferramentas de autoria de e-books no contexto da EaD: Contribuições para o design da informação",
journal="Blucher Design Proceedings",
volume="6",
number="4",
pages="1678 - 1691",
year="2019",
note="",
issn="23186968",
doi="http://dx.doi.org/10.5151/9cidi-congic-4.0152",
url="www.proceedings.blucher.com.br/article-details/anlise-dos-elementos-personalizveis-em-guis-de-ferramentas-de-autoria-de-e-books-no-contexto-da-ead-contribuies-para-o-design-da-informao-33751",
author="Camila Santos de Castro e Lima", "Carla Galvão Spinillo",
keywords="",
}
Exportar citação - Text(TXT)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
Camila Santos de Castro e Lima, Carla Galvão Spinillo, Análise dos elementos personalizáveis em GUIs de ferramentas de autoria de e-books no contexto da EaD: Contribuições para o design da informação, Blucher Design Proceedings, Volume 6, 2019, Pages 1678-1691, ISSN 23186968, http://dx.doi.org/10.5151/9cidi-congic-4.0152 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/anlise-dos-elementos-personalizveis-em-guis-de-ferramentas-de-autoria-de-e-books-no-contexto-da-ead-contribuies-para-o-design-da-informao-33751) Palavras-chave:: ;