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Análise dos elementos personalizáveis em GUIs de ferramentas de autoria de e-books no contexto da EaD: Contribuições para o design da informação

Analysis of the customizable elements in e-book authoring tools GUIs in the Distance Learning context: Information design contributions

Lima, Camila Santos de Castro e; Spinillo, Carla Galvão;

Artigo completo:

A evolução e popularização dos recursos tecnológicos possibilita a inovação em diversas áreas da sociedade, incluindo a educação. Neste contexto a Educação a Distância é uma forma de ensino que permite aos usuários interagirem em tempo de locais diferentes, utilizando algum tipo de tecnologia. Com o crescimento da demanda dos cursos desta modalidade, percebe-se a necessidade de desenvolver objetos de aprendizagem que atendam às necessidades dos usuários. Os e-books são objetos de aprendizagem amplamente utilizados neste contexto e, para aprimorar o processo de produção destes recursos, as ferramentas de autoria de e-books mostram-se eficientes. Para o aperfeiçoamento destes softwares torna-se necessário o refinamento das interfaces gráficas, para que estas possam garantir uma boa interação e reduzir a complexidade, tornando clara para o usuário a informação. A personalização então pode ser utilizada para proporcionar estes aspectos, podendo promover uma maior autonomia ao usuário, maior compreensão das informações e maior motivação relacionada a interação, podendo ser utilizada para projetos centrados no usuário. Para este trabalho realizou-se a análise dos elementos de interfaces gráficas de três ferramentas de autoria de e-books: Pressbooks, Reedsy e SAITEBooker, com o objetivo de identificar a utilização de elementos personalizáveis em suas interfaces gráficas, bem como relacionar o tema personalização com a usabilidade e o design centrado no usuário mostrando assim sua relevância no contexto apresentado.

Artigo completo:

The evolution and popularization of technological resources enables innovation in several areas of society, including education. In this context distance learning is a way of learning that allows users to interact in time from different places using some type of technology. With the demand of e-courses growths there is a need to develop learning objects that meets users necessity. E-books are learning objects widely used on this context and to improve the production process of those materials authoring tools are efficient. For those softwares improvement it’s also necessary the improvement of graphic interfaces to guarantee a good interaction and to reduce complexity making the information clear to the users. Customization can be used to provide those aspects, promoting more autonomy, more information comprehension and motivation related with the interaction to the users and to develop user centered projects. For this work an analysis of graphic interface elements was made with three e-book authoring tools: Pressbooks, Reedsy and SAITEBooker, the objective was to identify the use of customizable elements on their graphic interfaces and also to relate customization, usability and user centered design themes showing their relevance to the presented context.

Palavras-chave: personalização, ferramentas de autoria, e-books, interfaces gráficas,

Palavras-chave: customization, authoring tools, e-books, graphic interfaces,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-4.0152

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Como citar:

Lima, Camila Santos de Castro e; Spinillo, Carla Galvão; "Análise dos elementos personalizáveis em GUIs de ferramentas de autoria de e-books no contexto da EaD: Contribuições para o design da informação", p. 1678-1691 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-4.0152

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