Artigo - Open Access.

Idioma principal

ANÁLISE DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO DE LIPASES PRODUZIDAS POR FERMENTAÇÃO EM ESTADO SÓLIDO EM UM BIORREATOR DE BANDEJAS

ANALYSIS OF THE COSTS OF PRODUCTION OF LIPASES PRODUCED BY SOLID STATE FERMENTATION IN A TRAY BIORREATOR

RAMALHO, ENYLSON XAVIER ; AGUDELO, LINA MARíA GRAJALES ; FERNANDES, PEDRO HENRIQUE BARBOSA ; AVILA, CRISTIAN ORLANDO ; DUTRA, RODRIGO SILVA ; , ;

Artigo:

Este estudo visa analisar os custos de produção de lipases extracelulares do fungo Metahirzium anisopliae utilizando bagaço do coco babaçu como substrato produzidas em um biorreator de bandejas. Para tanto, foram produzidas lipases por Fermentação em Estado Sólido em escala de laboratório e, com os dados coletados, estimou-se a produção mensal de lipases em escala de reatores para um biorreator de bandejas. As fermentações foram conduzidas em frascos erlenmeyers com 10g de meio de cultura, a 28°C durante 7 dias. A atividade enzimática foi determinada por método titulométrico, sendo a média de 28,06 U/mL ± 4,15 U/mL. A partir da produção mensal estimada foi feita uma análise de custos baseada na teoria dos preços de Milton Friedman. Foram calculados os custos fixos, custos variáveis, custos totais, custo fixo médio, custo variável médio, custo total médio, custo marginal e custo de produção total envolvidos no processo. Os resultados mostraram que sob as condições de operação analisadas, o custo unitário de produção de extrato de lipases é de R$261,76 para unidades de 500 mL. Comercialmente, o preço dos extratos enzimáticos de lipases é de R$786,20/500 mL. A tecnologia utilizada para a produção das lipases se mostrou promissora, já que o custo de produção ainda tem margem para cobrir os demais custos não levados em consideração neste estudo e a possibilidade de obtenção de lucros, sendo necessário realizar uma análise de mercado que permita obter o preço real de concorrência.

Artigo:

Palavras-chave: FES; BIORREATOR DE BANDEJAS; CUSTO DE PRODUÇÃO,

Palavras-chave: SSF; TRAY BIORREATOR; COSTS OF PRODUCTION,

DOI: 10.5151/cobecic2019-PBIO52

Referências bibliográficas
Como citar:

RAMALHO, ENYLSON XAVIER; AGUDELO, LINA MARíA GRAJALES; FERNANDES, PEDRO HENRIQUE BARBOSA; AVILA, CRISTIAN ORLANDO; DUTRA, RODRIGO SILVA; , ; "ANÁLISE DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO DE LIPASES PRODUZIDAS POR FERMENTAÇÃO EM ESTADO SÓLIDO EM UM BIORREATOR DE BANDEJAS", p. 2772-2778 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-PBIO52

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações