Short Paper - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Análise dos componentes gráficos e informacionais das embalagens de biscoitos

An analysis of the graphic and informational components of biscuit packaging

Santos, Ester Costa dos ; Veras, Érika ; Guilhon, David ; Maciel , Carmem Helena Ribeiro Maciel ; Santos, Camila Vieira dos ;

Short Paper:

Este artigo visa a análise e a percepção dos elementos gráficos que compõem embalagens de biscoitos vistos nas prateleiras dos mercados de São Luís do Maranhão, fazendo um comparativo entre eles e apontando os padrões que eles possuem, como: cores, ilustrações, texturas e tipografias. A metodologia utilizada para os comparativos entre embalagens foi a do autor Mijksenaar (1997) e através dela elaboraramse tabelas contendo as informações e características de cada embalagem de biscoito escolhida.

Short Paper:

This article aims to analyze and perceive the graphic elements that make up packages of cookies seen on the shelves of the markets of São Luís do Maranhão, making a comparison between them and pointing out the patterns they have, such as: colors, illustrations, textures and typographies .The methodology used for comparisons between packages will be that of the author Mijksenaar (1997) and through it tables were elaborated containing the information and characteristics of each chosen cookie package.

Palavras-chave: Embalagem, elementos gráficos, análise,

Palavras-chave: Packaging, graphic elements, analysis,

DOI: 10.5151/cidicongic2021-124-355690-CONGIC-Comunicacao.pdf

Referências bibliográficas
  • [1] "Karsaklian, E. (2000) Comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas.
  • [2] Mai, R; Symmanck, C; Seeberg E. (2016). Light and Pale Colors in Food Packaging: When Does This Package Cue Signal Superior Healthiness or Inferior Tastiness? In: Journal of Retailing.
  • [3] Mestriner, F. (2001). Design de embalagem: curso básico. São Paulo: Makron Books.
  • [4] Moura, R. e Banzato, J. (2000). Embalagem, unitização e conteinerização. 3 ed. São Paulo: IMAM.
  • [5] Nóbrega, C; Cunha, R; César, S. (2016). O food design como ferramenta de criação–análise do universo de biscoitos recheados para atrair o público consumidor infantil. In: VII World Congress on Communication and Arts 101. April 20 - 23, Vila Real, PORTUGAL.
  • [6] Nogueira, J et al. (2015). A embalagem como componente estratégico do marketing para lançamento do produto. caderno profissional de marketing. In: CPMark - Caderno Profissional de Marketing - UNIMEP. v.3, n.1.
  • [7] Samara, T. (2007). Grid: construção e desconstrução. São Paulo: Cosac Naify.
  • [8] Santos, R. e Castro, V. (1998). Uma proposição sistêmica para o desenvolvimento de embalagens. In: RAE – Revista de Administração de Empresas. São Paulo.
  • [9] Scanavino, D; CAMPO, G. (2016). Design de embalagem e visualização de dados: uma perspectiva do grid tipográfico. In: XX Congreso de la Sociedad Iberoamericana de Gráfica Digital [=Blucher Design Proceedings, v.3 n.1]. São Paulo: Blucher.
  • [10] Spinillo, C. (2000). An analytical approach to procedural pictorial sequences. Londres.
  • [11] Steawart, B. (2009). Estratégias de design de embalagem. Tradução Bill Stewart. 2. ed. São Paulo: Bluncher, v. 5. Tradução de: Packaging design strategies.
  • [12] Strunck, G. (1989). Identidade Visual – A direção do Olhar. Rio de Janeiro.
  • [13] Tijseen, I. et al. (2017). Why a ‘light’product package should not be light blue: Effects of package colour on perceived healthiness and attractiveness of sugar-and fat-reduced products. In: In: Food Quality and Preference. Volume 59, Pages 46-58.
  • [14] Vásquez, R. (2007). Identidade de marca, gestão e comunicação. In: Organicom, v. 4. N 7.
  • [15] Velasco, C. et al. (2016). Crossmodal correspondences between taste and shape, and their implications for product packaging: A review. Food Quality and Preference,
  • [16] Wright, P. (1999). Printed instructions: can research make a difference? London: Taylor & Francis."
Como citar:

Santos, Ester Costa dos; Veras, Érika ; Guilhon, David ; Maciel , Carmem Helena Ribeiro Maciel ; Santos, Camila Vieira dos; "Análise dos componentes gráficos e informacionais das embalagens de biscoitos", p. 1640-1648 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidicongic2021-124-355690-CONGIC-Comunicacao.pdf

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações