CIDI - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Análise do uso de cores e personagens em embalagens de alimentos industrializados com apelo saudável: o caso dos salgadinhos e chips

Analysis of the use of colors and characters in industrialized food packaging with healthy appeal: the case of snacks and chips

Pereira, Carla Patricia de Araújo ; Souza, Carolina Araújo ;

CIDI:

Sedentarismo e maus hábitos alimentares têm contribuído para o aumento da obesidade infantil, considerada um problema de saúde pública a nível mundial. Por outro lado, estudos indicam que o design da embalagem pode estimular as crianças a consumir alimentos mais saudáveis. Nesse contexto, esta pesquisa objetiva compreender o uso de cores e personagens nas embalagens de alimentos industrializados com apelo saudável. Este artigo relata um estudo exploratório de abordagem mista, em que foram analisadas 70 embalagens de salgadinhos e chips com apelo saudável, de acordo com as seguintes etapas: (1) definição do corpus de análise, (2) registro e fichamento das embalagens, e (3) análise e interpretação dos dados. Os resultados mostram um uso restrito de cores intensas e personagens (associados à ideia de diversão), sugerindo que a maioria das embalagens de salgadinhos e chips com apelo saudável não se dirige ao público infantil. Observa-se o apelo ao apetite como principal estratégia de comunicação, com alta incidência de grandes porções do alimento representadas nas imagens, que podem induzir o consumo do produto em maior quantidade, contribuindo para hábitos alimentares inadequados. Observou-se a ausência de personagens licenciados, populares entre as crianças, e presentes nas embalagens de produtos com alto teor de gordura, sódio ou açúcar.

CIDI:

Sedentary lifestyle and poor eating habits have contributed to the increase in childhood obesity, considered a public health problem worldwide. On the other hand, studies indicate that packaging design can encourage children to consume healthier foods. In this context, this research aims to understand the use of colors and characters in the packaging of industrialized foods with healthy appeal.This paper reports an exploratory study of mixed approach, in which 70 packages of snacks and chips with healthy appeal were analyzed, according to the following steps: (1) definition of the corpus of analysis, (2) packages registration and filing, and (3) analysis and interpretation of the data. The results show a restricted use of intense colors and characters (associated with the idea of fun), suggesting that most packaging of snacks and chips with healthy appeal is not aimed at children. It is observed the appeal to appetite as the main communication strategy, with a high incidence of large portions of the food represented in the images, which can induce the consumption of the product in greater quantity, contributing to inadequate eating habits. It was observed the absence of licensed characters, popular among children, and present on the packaging of products with high fat, sodium or sugar content.

Palavras-chave: Embalagens de alimentos, linguagem visual, alimentação infantil, design e saúde,

Palavras-chave: Food packaging, visual language, infant feeding, design and health,

DOI: 10.5151/cidiconcic2023-74_650675

Referências bibliográficas
  • [1] Almeida, L. M. et al. (2020). Fatores associados ao sobrepeso e obesidade infantil. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 58 (58), e4406, 1-7.
  • [2] Bezaz, N. & Kacha, M. (2021). An experimental study of the effect of packaging colour on children's evaluation of packaging and attitude towards the brand. International Journal of Retail & Distribution Management, 49 (6), p. 701-716.
  • [3] Cavassilas, M. (2007). Clés et codes du packaging. Paris: Lavoisier.
  • [4] Celhay, F. & Folcher, P. (2012). Design du packaging et codes visuels catégoriels: Etude sémiotique des codes visuels des grands crus bordelais. In: 28ème Congrès International de l’Association Française du Marketing, 2012. Brest, France: AFM.
  • [5] Celhay, F. (2010). Design du packaging, appréciation esthétique et intention d’achat: l’impact du jugement d’atypicalité. Une application au cas des vins de Bordeaux [Thèse Doctorat]. Sciences de Gestion. Université de Bordeaux, Bordeaux.
  • [6] Dano, F. (1996). Packaging: une approche sémiotique. Recherche et Applications en Marketing, 11 (1), 23-35.
  • [7] Dondis, D. A. (2003). Sintaxe da linguagem visual. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes.
  • [8] Elliott, C. & Truman, E. (2020). The power of packaging: A scoping review and assessment of child-targeted food packaging. Nutrients, 12 (4), 95 https://doi.org/10.3390/nu1204095
  • [9] Gomes, L. C. G. (2018). Proposta de uma taxonomia para os personagens gráficos. Trama Interdisciplinar, 9 (1), 174-185.
  • [10] http://dx.doi.org/5935/2177-5672/trama.v9n1p174-185
  • [11] Lima, A. S. C. (2015). A influência da embalagem nas escolhas alimentares do consumidor infantil [Dissertação de Mestrado não publicada]. Marketing Alimentar. Escola Superior do Porto, Porto.
  • [12] Marques, M. A. V., Bezerra, K. C. B. & Sousa, G. S. (2020). Influência do consumo de alimentos industrializados no sobrepeso e na obesidade infantil: Uma revisão. Research, Society and Development, 9 (11), e4799119964. http://dx.doi.org/l0.33448/rsd-v9il 1.9964
  • [13] McGale, L. S. et al. (2016).The influence of brand equity characters on children's food preferences and choices. The Journal of Pediatrics, 177, 33-38. https://doi.org/10.1016/j.jpeds.2016.06.025
  • [14] McGale L. S., Smits, T., Halford J.C.G., Harrold, J. A. & Boyland, E. J. (2020). The influence of front‐of‐pack portion size images on children's serving and intake of cereal. Pediatric Obesity, 15, e12583. https://doi.org/10.1111/ijpo.12583
  • [15] Organização Mundial de Saúde. (2015). Número de crianças com excesso de peso pode chegar a 70 milhões até 2025, alerta OMS. OMS, 20 Disponível em https://nacoesunidas.org/numero-de-criancas-com-excesso-de-peso-pode-chegar-a-70-milhoes-ate-2025-alerta-oms/
  • [16] Pereira, C. (2021). The meaning of colors in food packaging: A study of industrialized products sold in Brazil. Color Research and Application, 46, 566-574.
  • [17] Pereira, C. (2023). A cor como signo: fundamentos para uma abordagem semiótica das cores no design. Estudos em Design (Online), 31, 06-20.
  • [18] Pires, C. & Agante, L. (2011). Encouraging children to eat more healthily: The influence of packaging. Journal of Consumer Behaviour, 10, 161–168.
  • [19] Ugalde, R. C. M. (2021). A influência das embalagens de alimentos e do marketing direcionadas ao público infantil: Uma revisão sistemática [Monografia de especialização não publicada]. Ciência e Tecnologia de Alimentos. Universidade Federal do Pampa, Itaqui, RS.
  • [20] Vargas, T. (2013). Obesidade infantil, uma pandemia do século XXI. Informe ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Disponível em: https://informe. ensp.fiocruz.br/noticias/33333. Acesso em: 14 mar 2023.
Como citar:

Pereira, Carla Patricia de Araújo; Souza, Carolina Araújo; "Análise do uso de cores e personagens em embalagens de alimentos industrializados com apelo saudável: o caso dos salgadinhos e chips", p. 1124-1136 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidiconcic2023-74_650675

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações