Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Análise do uso da lousa digital na educação básica do Recife

Analysing the use of digital smart boards in primary education in Recife

Bittencourt, Sayonara ; Coutinho, Solange ; Cadena, Renata ;

Artigo Completo:

Este artigo apresenta uma análise sobre a presença de lousas digitais em escolas do Recife, procurando avaliar aspectos básicos para fins didáticos. Inicialmente, foram mapeadas escolas que utilizam o equipamento e depois foram desenvolvidas observações presenciais e entrevistas com professores com o objetivo de compreender sua relação com a lousa digital. Foram utilizadas referências de linguagem gráfica e ergonomia para o desenvolvimento do estudo. O objetivo da pesquisa é propor uma visão geral do uso desse instrumento, além de fazer uma análise ergonômica da lousa digital

Artigo Completo:

This paper presents an analysis regarding the use of smart boards in primary education of Recife, seeking to evaluate its basic aspects for educational purposes. Initially, the schools that use this tool were mapped, and then, the research involved classroom observation and questionnaires for teachers, with the aim of identifying their relation with the smart boards. Graphic language and ergonomic references were employed in order to develop this study. The aim of this research is to propose an overview of the use of smart boards, as well as providing an ergonomic analysis of this educational tool.

Palavras-chave: educação, tecnologia, lousas digitais,

Palavras-chave: education, technology, digital smart boards,

DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-congic_36

Referências bibliográficas
  • [1] CETIC. 2013. Apresentação da TIC Educação 2013. In: CETIC.br. Andlt; http://www.cetic.br/media/analises/tic-educacao-apresentacao-2013.pdfAndgt;. 15/10/2014.
  • [2] COUTINHO, S. Andamp; LOPES, M.T. 2011. Design para educação: uma possível contribuição para o ensino fundamental brasileiro. In: O papel social do design gráfico: história, conceitos Andamp; atuação profissional. São Paulo: Editora Senac.
  • [3] DE ANDRADE, A. P. R. 2011. Os Usos das Tecnologias na Educação: Computador e Internet. Monografia. Consórcio Setentrional de Educação à Distância. UNB e UEGO, Brasília.
  • [4] NAKASHIMA, R. H. R. 2006. A linguagem audiovisual da lousa digital interativa no contexto educacional. In: Educação temática digital, v.8, n.1.
Como citar:

Bittencourt, Sayonara; Coutinho, Solange; Cadena, Renata; "Análise do uso da lousa digital na educação básica do Recife", p. 1523-1528 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-congic_36

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações