Artigo - Open Access.

Idioma principal

ANÁLISE DO TINGIMENTO REATIVO EM TECIDO PLANO 100% ALGODÃO APÓS MODIFICAÇÃO DA SUPERFICIE POR TECNICAS DE PLASMA BAIXA PRESSÃO

ANALYSIS OF REACTIVE DYE IN 100% COTTON FABRIC AFTER SURFACE MODIFICATION BY LOW PRESSURE PLASMA TECHNIQUES

GOMES, LAURA PALERMO ; MISSNER, MARIA ELISA PHILIPPSEN ; DANIELA BECKER, FERNANDA STEFFENS ;

Artigo:

O intuito do presente trabalho é substituir o processo de pré alvejamento químico, hoje muito utilizado industrialmente, por um processo a seco com plasma a baixa pressão. Essa proposta de substituição é devido ao alto consumo de água e também ao elevado impacto que os rejeitos que esse processo causa ao meio ambiente. As amostras foram tratadas com dois tipos de plasma, um feito por um reator RF indutivo, e outro por plasma pulsado em gaiola catódica. Os tempos de exposição foram de 1, 3 e 10 minutos. Para fins de comparação, algumas amostras foram pré-tratadas quimicamente por processo convencional realizado nas indústrias. Após os tratamentos de plasma e o convencional da indústria, todas as amostras foram tingidas com corante reativo vermelho, lavadas e secas. As amostras foram caracterizadas através da técnica de espectrofotometria na região do visível. Os resultados mostram que, em ambos os tratamentos com plasma a força colorística (K/S) é superior ao tratamento convencional, essa variável caracteriza a intensidade da cor, quanto maior o seu valor, mais intensa a cor. Nas condições estudadas, o tratamento com plasma foi efetivo e pode ser uma alternativa ao processo químico.

Artigo:

Palavras-chave: PLASMA, BENEFICIAMENTO TêXTIL, ALTERNATIVA.,

Palavras-chave: PLASMA, TEXTILE PROCESSING, ALTERNATIVE.,

DOI: 10.5151/cobecic2019-EAT5

Referências bibliográficas
Como citar:

GOMES, LAURA PALERMO; MISSNER, MARIA ELISA PHILIPPSEN; DANIELA BECKER, FERNANDA STEFFENS; "ANÁLISE DO TINGIMENTO REATIVO EM TECIDO PLANO 100% ALGODÃO APÓS MODIFICAÇÃO DA SUPERFICIE POR TECNICAS DE PLASMA BAIXA PRESSÃO", p. 455-461 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-EAT5

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações