Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

ANÁLISE DO SOLO DO ATERRO SANITÁRIO DA CIDADE DE ITAPETINGA-BA

Barreto, Cláudia Laís Rodrigues ; Viana, Crislene ; Oliveira, Maxwell Christian Silva Canaverde ; Monteiro, Caio ; Costa, Carlos Leôncio ;

Artigo Completo:

De maneira a efetivar o conhecimento sobre a situação decorrente do processo de alteração do meio por parte da implantação de aterros sanitários, destacando-se questões referentes aos aspectos físicos químicos do solo, estabelecendo as características do solo cujo o material é disposto, como de que forma os resíduos alteram as condições existentes. A fim de apropriar-se da temática apresentada, fez necessária a busca de informações, como a origem dos resíduos, pesquisas de campo, como visita ao aterro, coleta de material no entorno da área (raio de ação ), como dentro do aterro, efetivou-se o levantamento de análise laboratorial como, pH, capacidade de campo e umidade. Desta forma relacionando a capacidade de contaminação do solo e o lençol freático.

Artigo Completo:

Palavras-chave: umidade do solo, capacidade de campo e pH,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/xveneeamb-175

Referências bibliográficas
  • [1] CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do estado de São Paulo). Qualidade do solo. São Paulo, CETESB, 1988. Disponivel em: http://solo.cetesb.sp.gov.br/solo/qualidade-do-solo/ acessado em: 1 de outubro de 2015.
  • [2] CLAESSEN, M.E.C. (Org.). Manual de métodos de análise de solo. ed. rev. atual. Rio de Janeiro: Embrapa-CNPS, 1997. 212p.
  • [3] FUNASA. Fundação Nacional de Saúde. Manual de Saneamento. 1. ed. rev. Brasília: Fundação Nacional de Saúde, 2006. 408p.
  • [4] Gastão, Ney Monte Braga O pH do Solo e a Disponibilidade de Nutrientes, 2012.
  • [5] Rev. bras. geociênc. v.39 n.4 São Paulo dez. 2009 Comparação entre a investigação direta da água subterrânea e radar de penetração no solo (GPR) na área do aterro sanitário de Cuiabá (MT).
  • [6] Sousa, H. A.; Roeser, H. M. P.; Matos, A.T. Métodos e técnicas aplicados na avaliação ambiental do aterro da BR-040 da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte – MG. Rev. Esc. Minas vol.55 no.4 Ouro Preto Oct./Dic. 2002.
  • [7] SOUZA, M.A.S.; OLIVEIRA, S.M.O.; ARANTES, S.O.; BORGES, E.N. Densidade do solo em três sítios de amostragem submetido a diferentes sistemas de manejo na cafeicultura do cerrado. Anais. X Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e VI Encontro Latino Americano de Pós-Graduação – Universidade do Vale do Paraíba. São José dos Campos – São Paulo. 2006.
  • [8] SISINNO, C. L. S. & MOREIRA, J. C.Cad. Saúde Públ., Rio de Janeiro, 12(4):515-523, out-dez, 1996
Como citar:

Barreto, Cláudia Laís Rodrigues; Viana, Crislene; Oliveira, Maxwell Christian Silva Canaverde; Monteiro, Caio; Costa, Carlos Leôncio; "ANÁLISE DO SOLO DO ATERRO SANITÁRIO DA CIDADE DE ITAPETINGA-BA", p. 1748-1756 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/xveneeamb-175

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações