Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

Análise do projeto colaborativo e socioambiental “Ocupe Rio Doce”

Branco, Júlia Giesbrecht Castello; Silva, Tiago Barros Pontes e;

Artigo completo:

Nodia cinco de novembro de 2015, a barragem de rejeitos de mineração de Fundão,localizada em Mariana-MG, rompeu-se, fazendo com que mais de 60 bilhões demetros cúbicos de rejeitos liquefeitos escoassem contaminando todo o sistemaaquífero da região. A magnitude da tragédiamobilizou agentes públicos do judiciário como nunca antes ocorrera na históriaambiental do país. Nesse contexto, iniciou-se projeto de cunho socioambiental,voluntário e colaborativo voltado para a região do Rio Doce, com enfoqueprincipal na educação ambiental, visando a progressiva mitigação dos problemasrelacionados à escassez e tratamento da água, denominado Ocupe o Rio Doce (ORD).Assim, a presente pesquisa tem como objetivo fazer uma análise do projeto ORDem função de sua continuidade e sustentabilidade a partir da perspectiva dopensamento de design. A análise desenvolvida no presente artigo foi realizada apartir da vivência e observação de um ciclo completo do projeto, que contou com4 expedições à comunidade rural de Barretos, situada no município de BarraLonga (MG). Os resultados do estudo permitem identificar práticas necessáriaspara mobilizar as partes interessadas em um projeto de impacto social denatureza colaborativa e voluntária. Recomenda-se a proposição de um processo degamificação a partir dos elementos levantados no estudo a fim de se garantir acontinuidade do projeto ORD, podendo ser também replicado em projetos de cunhosimilar.

Artigo completo:

Palavras-chave: Pensamento de design, educação ambiental, gamificação,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-080

Referências bibliográficas
  • [1] CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2012. CHOU, Yu-kai. Actionable Gami cation: Beyond Points, Badges, and Leaderboards. Octalysis Media, 2015. MCGONIGAL, J. Reality Is Broken: Why Games Make Us Better and How They Can Change the World. New York: The Penguin Press, 201
Como citar:

Branco, Júlia Giesbrecht Castello; Silva, Tiago Barros Pontes e; "Análise do projeto colaborativo e socioambiental “Ocupe Rio Doce”", p. 846-853 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-080

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações