Artigo - Open Access.

Idioma principal

ANÁLISE DO POTENCIAL FERMENTATIVO DE LEVEDURAS ISOLADAS DE LATÍCINIO EM FONTES DE CARBONO ALTERNATIVAS

ANALYSIS OF THE FERMENTAL POTENTIAL OF YEAST ISOLATED FROM DAIRY INDUSTRY IN ALTERNATIVE CARBON SOURCES

TANAKA, THAÍS MAYUMI ; VARESCHINI, DANIEL TAIT ; HONMA, JANAINA MAYUMI ; VARESCHINI, DANIEL TAIT ; GIMENES, MARCELINO LUIZ ; , ;

Artigo:

A prospecção de novos microrganismos vem sendo uma das áreas de maior enfoque da biotecnologia, com o objetivo de utilizá-los em indústrias de alimento, na área da saúde e do meio ambiente. O objetivo do trabalho foi avaliar a capacidade de assimilação e fermentação de diferentes fontes de carbono, como frutose, maltose, amido solúvel e celobiose, por seis linhagens de microrganismos isolados de laticínio, através de cultivos independentes em Meio Mineral Suplementado (MMS). Os testes foram conduzidos a 30 ºC por um período de 264 h, com intervalo de inspeção de 24 h. Observou-se que após as primeiras 24 h de cultivo, os substratos foram assimilados pelas linhagens estudadas. A linhagem P1 apresentou fermentação vigorosa com todos os substratos. Além disso, para os substratos frutose, maltose e celobiose os resultados obtidos foram melhores quando comparados com o amido. Conclui-se que as linhagens estudadas são alternativas para serem empregadas em processos fermentativos nos quais os substratos testados estão biodisponíveis.

Artigo:

Palavras-chave: ASSIMILAçãO; FERMENTAçãO; LEVEDURAS,

Palavras-chave: ASSIMILATION; FERMENTATION; YEASTS,

DOI: 10.5151/cobecic2019-PBIO28

Referências bibliográficas
Como citar:

TANAKA, THAÍS MAYUMI; VARESCHINI, DANIEL TAIT; HONMA, JANAINA MAYUMI; VARESCHINI, DANIEL TAIT; GIMENES, MARCELINO LUIZ; , ; "ANÁLISE DO POTENCIAL FERMENTATIVO DE LEVEDURAS ISOLADAS DE LATÍCINIO EM FONTES DE CARBONO ALTERNATIVAS", p. 2597-2603 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-PBIO28

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações