Dezembro 2020 vol. 7 num. 3 - VIII Simpósio de Engenharia de Produção

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

ANÁLISE DO MERCADO DE MÍDIAS VISUAIS E SONORAS; UM ESTUDO DE CASO DA COMPETITIVIDADE ENTRE OS SERVIÇOS DE TELEVISÃO E STREAMING

ANÁLISE DO MERCADO DE MÍDIAS VISUAIS E SONORAS; UM ESTUDO DE CASO DA COMPETITIVIDADE ENTRE OS SERVIÇOS DE TELEVISÃO E STREAMING

Silva, Gustavo Henrique Bento da ; Silva, Gustavo Leandro da ; Silva Filho, Dinilson Ferreira da ; Bezerra, Isamara de Melo Dantas ;

Artigo completo:

O mercado competitivo como um todo vem alterando suas maneiras de ofertar seus produtos e serviços a população, se adequando as exigências de consumo do perfil dos clientes que buscam cada vez mais por serviços e produtos de qualidade e com preços acessíveis. O mercado consumidor de mídias visuais também está incluso nas novas mudanças de consumo, especificamente nos serviços de televisão a cabo e streaming. A TV a cabo vem enfrentando dificuldades em termos competitivos em relação ao serviço de streaming que vem recebendo cada vez mais adesão devido a suas vantagens atrativas em relação a TV a cabo. Visualizando tal cenário, no presente artigo foi-se analisado algumas das principais razões identificadas na pesquisa de mercado realizada que levam os consumidores a trocar de serviço, na qual se foi aplicado o diagrama de Ishikawa e a matriz GUT, buscando facilitar uma visualização mais clara das possíveis soluções para a problemática, ademais auxiliar as organizações do ramo a buscar novos meios de atender melhor a população com seus serviços.

Artigo completo:

O mercado competitivo como um todo vem alterando suas maneiras de ofertar seus produtos e serviços a população, se adequando as exigências de consumo do perfil dos clientes que buscam cada vez mais por serviços e produtos de qualidade e com preços acessíveis. O mercado consumidor de mídias visuais também está incluso nas novas mudanças de consumo, especificamente nos serviços de televisão a cabo e streaming. A TV a cabo vem enfrentando dificuldades em termos competitivos em relação ao serviço de streaming que vem recebendo cada vez mais adesão devido a suas vantagens atrativas em relação a TV a cabo. Visualizando tal cenário, no presente artigo foi-se analisado algumas das principais razões identificadas na pesquisa de mercado realizada que levam os consumidores a trocar de serviço, na qual se foi aplicado o diagrama de Ishikawa e a matriz GUT, buscando facilitar uma visualização mais clara das possíveis soluções para a problemática, ademais auxiliar as organizações do ramo a buscar novos meios de atender melhor a população com seus serviços.

Palavras-chave: Streaming, TV a cabo, Serviços, e Ferramentas da qualidade,

Palavras-chave: Streaming, TV a cabo, Serviços, e Ferramentas da qualidade,

DOI: 10.5151/viisimep-315739

Referências bibliográficas
  • [1] BEHR, Ariel; MORO, Eliane Lourdes da Silva; ESTABEL, Lizandra Brasil. Gestão da
  • [2] biblioteca escolar: metodologias, enfoques e aplicação de ferramentas de gestão e serviços de
  • [3] biblioteca. Ciência da informação. Brasília. Vol. 37, n. 2 (maio/ago. 2008), p. 32-42, 2008.
  • [4] BETTI, Mauro. Esporte, televisão e espetáculo: o caso da TV a cabo. Conexões: Educação
  • [5] Física, Esporte e Saúde, v. 1, n. 3, p. 74-91, 1999.
  • [6] Bezerra, Isamara de Melo Dantas; Tinoco, Dellano Jatobá Bezerra. Aplicação das
  • [7] ferramentas da qualidade em projetos governamentais – um estudo de caso do projeto
  • [8] de integração das bacias do Rio São Francisco. ENEGEP 2019. Santos, SP. Disponível em:
  • [9] . Acessado em: 25 de
  • [10] novembro, 2019.
  • [11] Bioma Amazônico. Disponível em: .
  • [12] Acessado em: 05 de julho 2019.
  • [13] BRITTOS, Valério Cruz. TV a cabo: a dispersão da audiência. Universidade do Vale do Rio
  • [14] dos Sinos (UNISINOS), http://bocc. ubi. pt/pag/brittos-valerio-televisão-cabodispersao.
  • [15] html, 2016.
  • [16] Evolução do Número de Assinantes de TV por Assinatura. Disponível em:
  • [17] . Acessado em: 25 de novembro de 2019.
  • [18] Qual proporção da população tem televisão por assinatura. Disponível em: <
  • [19] https://www.nexojornal.com.br/grafico/2019/06/18/Qual-propor%C3%A7%C3%A3o-dapopula%C3%A7%C3%A3o-tem-televis%C3%A3o-por-assinatura; >. Acessado em:
  • [20] 29/11/2019
  • [21] TV por assinatura perde 550 mil clientes em 2018. Disponível em: <
  • [22] https://www.anatel.gov.br/institucional/noticias-destaque/2187-tv-por-assinatura-perde-550-
  • [23] mil-assinantes-em-2018>. Acessado em: 29/11/19
  • [24] VICENTE, Eduardo; KISCHINHEVSKY, Marcelo; MARCHI, Leonardo de. A consolidação
  • [25] dos serviços de streaming: reconfiguração dos mercados de mídia sonora e desafios à
  • [26] diversidade musical no Brasil. Anais, 2016.
Como citar:

Silva, Gustavo Henrique Bento da; Silva, Gustavo Leandro da; Silva Filho, Dinilson Ferreira da; Bezerra, Isamara de Melo Dantas; "ANÁLISE DO MERCADO DE MÍDIAS VISUAIS E SONORAS; UM ESTUDO DE CASO DA COMPETITIVIDADE ENTRE OS SERVIÇOS DE TELEVISÃO E STREAMING", p. 2059-2073 . In: Anais do VIII Simpósio de Engenharia de Produção . São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/viisimep-315739

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações