Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

ANÁLISE DO GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS EM EMPRESAS DE MANUTENÇÃO DE TELEVISORES NA CIDADE DE ITABIRA/MG

Fonseca, Eliny Rodrigues ; Cordeiro, Juni Silveira ; Lage, Maria Auxiliadora ; Couto, Renato de Carli Almeida ;

Artigo Completo:

A geração de resíduos eletroeletrônicos vem crescendo com os avanços da tecnologia e o aumento do consumismo da população, aumentando assim as preocupações ambientais relacionadas à uma destinação apropriada para estes resíduos. Sendo assim, esta pesquisa foi desenvolvida com a finalidade de analisar o gerenciamento dos resíduos eletroeletrônicos (REEE) em empresas que trabalham com o reparo de televisores na cidade de Itabira/MG. A coleta de dados foi realizada por meio da observação e pela aplicação de formulário a dez empresas especializadas em manutenção de televisores que foram identificadas na cidade de Itabira/MG e que constituíram a unidade de análise desta pesquisa. Os resultados alcançados indicam que os responsáveis pelas empresas analisadas sabem o que é o resíduo eletroeletrônico e estão cientes da importância da destinação adequada dos REEE, pois reconhecem os perigosos à saúde e ao meio ambiente relacionados à disposição inadequada destes. A maioria dos participantes desconhece a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, todavia, opinaram que os órgãos públicos são responsáveis pela coleta e destinação final dos REEE. Nota-se também, a carência de um maior envolvimento entre as empresas especializadas em manutenção de televisores e a empresa responsável pela limpeza urbana da cidade de Itabira/MG, visto que a maneira pelo qual são recolhidos os REEE não atende as demandas das empresas geradoras. Foi constatado também que grande parte das empresas faz a reutilização das peças para outros equipamentos, o que justifica os estoques de REEE observados. Ademais, para futuras pesquisas, a elaboração de um estudo que analise a forma como a empresa responsável pela limpeza urbana de Itabira/MG está gerindo os REEE que são coletados nas empresas especializadas em manutenção de televisores e demais atividades potencialmente geradoras de outros tipos de REEE.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Disposição de resíduos. Equipamentos eletroeletrônicos. Gestão ambiental. Impactos ambientais. Reutilização,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/xveneeamb-139

Referências bibliográficas
  • [1] ANDRADE, L. M.; SILVA, F.C. Tecnologias de informação e comunicação: as influências das novas tecnologias perante a sociedade. Associação de Leitura do Brasil, 2008. 7 p.
  • [2] BARROS, R. T. V.; LIMA, F. P. A.; VARELLA, C. V. S.; SANTOS, V. R. Análise da situação da produção de resíduos eletroeletrônicos (REEE) em Belo Horizonte e região. In: Simpósio Ítalo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 12, 2014, Natal: ABES, 2014. 12 p.
  • [3] BRASIL. Lei nº 12.305 de 02 de Agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. 2010a. Disponível em: Acesso: 26 de Março de 2016.
  • [4] CARVALHO, T. C. M. B.; XAVIER, L. H. Gestão de resíduos eletroeletrônicos: Uma abordagem prática para a sustentabilidade. 1 . Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 201 240p.
  • [5] RODRIGUES, A. C. Impactos socioambientais dos resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos: estudo da cadeia pós-consumo no Brasil.2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. 321 p.
  • [6] RODRIGUES, A. C. Fluxo domiciliar de geração e destinação de resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos no município de São Paulo/SP: caracterização e subsídios para políticas públicas. 2012. Tese (Doutorado em Ciências) – Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2012. 247 p.
Como citar:

Fonseca, Eliny Rodrigues; Cordeiro, Juni Silveira; Lage, Maria Auxiliadora; Couto, Renato de Carli Almeida; "ANÁLISE DO GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS EM EMPRESAS DE MANUTENÇÃO DE TELEVISORES NA CIDADE DE ITABIRA/MG", p. 1374-1383 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/xveneeamb-139

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações