Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

ANÁLISE DO GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE (RSS) DE UM HOSPITAL PRIVADO DO MUNICIPIO DE PARAGOMINAS – PA.

Silva, Ana Claudia De Sousa Da ; Souza, Ruana Regina Negrão De ; Conceição, Mário Marcos Moreira Da ; Araújo, Estefani Danielle Barros De ; Barros, Daniellen Teotonho ;

Artigo Completo:

Os resíduos de serviços de saúde (RSS), quando gerenciados inadequadamente pelos estabelecimentos geradores, oferecem risco potencial ao ambiente e à vida de forma geral, devido às características biológicas, químicas e físicas que lhes são inerentes. O objetivo do trabalho é verificar a aplicação das resoluções 358:2005 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) e a 306 de 2004 da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC), além de examinar se o empreendimento direciona os resíduos conforme estabelecido em lei e verificar as formas de tratamento que se dá aos mesmos de forma a avaliar o desempenho do processo por meio de identificação de indicadores qualitativos obtidos por entrevistas. Para isso, foi elaborado um roteiro para análise informal observativa, metodológica e in situ. Foi composto um índice global, que possibilitou a avaliação geral da situação investigada, indicando que ações para esse gerenciamento são desenvolvidas conforme estabelecido em Lei. A metodologia adotada baseou-se em um estudo de caso empírico dentro de uma abordagem qualitativa, pois se investigou dentro de uma observação da realidade a situação dos resíduos produzidos por um hospital privado de Paragominas-Pa. Outrossim, a empresa direciona seus resíduos conforme estabelecido em lei, melhorando assim a saúde e segurança de seus funcionários e pacientes, a qual reduz a exposição a materiais tóxicos e perigosos, dessa forma diminuindo os custos da empresa com seguro de saúde.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Resíduos Hospitalares, Gerenciamento, Avaliação,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/xveneeamb-129

Referências bibliográficas
  • [1] INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Cidades. Paragominas – PA.Disponível em: Acesso em: 13 jan 2017.
  • [2] LEITE, A. C.; SANTANA, J. L. Direito Ambiental brasileiro em Perspectiva. 2º ed. Curitiba: Rideel, 2010. p. 58.
  • [3] MUCELIN, C. A.; BELLINI, M. Lixo e Impactos ambientais perceptíveis no ecossistema urbano. Sociedade & Natureza, v. 20, n. 1, p. 111-124, 2008.
  • [4] RIBEIRO, D. A.; MORELLI, M.R. Resíduos Sólidos: Problema ou Oportunidade? Rio de Janeiro: Interciência, 2009. p. 98.
  • [5] SILVA, J. X.; ZAIDAN, R. T. Geoprocessamento e Análise Ambiental: Aplicações. 6° ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012. p. 120.
  • [6] SZABÓ, A. M. Educação Ambiental e Gestão de Resíduos. 3° ed. São Paulo: Rideel, 2010. p.111.
Como citar:

Silva, Ana Claudia De Sousa Da; Souza, Ruana Regina Negrão De; Conceição, Mário Marcos Moreira Da; Araújo, Estefani Danielle Barros De; Barros, Daniellen Teotonho; "ANÁLISE DO GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE (RSS) DE UM HOSPITAL PRIVADO DO MUNICIPIO DE PARAGOMINAS – PA.", p. 1278-1287 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/xveneeamb-129

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações